O benchmarking é uma das principais ferramentas que uma empresa pode utilizar para se aprimorar no mercado. Uma análise de concorrência bem feita gera bons insights, resultados de melhor qualidade e, principalmente, mais conhecimento sobre a estratégia de atuação dos seus concorrentes.
Portanto, estudar a forma como seus concorrentes lidam com determinadas questões é uma estratégia comum e, até mesmo, indicada. O processo é tão importante que algumas companhias contratam uma equipe dedicada para executá-lo.
Mas é importante ter cuidado: se inspirar não significa copiar. Um erro comum entre muitas empresas é acreditar que devem replicar exatamente o que seus concorrentes fazem. O benchmarking deve ser realizado de forma criteriosa, permitindo que a empresa obtenha insights valiosos e adaptem essas referências à sua realidade – em vez de simplesmente imitar.
Como fazer um bom benchmarking?
Antes de iniciar o processo de benchmarking, é essencial se preparar elaborando uma lista detalhada dos aspectos que deverão ser analisados na concorrência. Não há uma seleção exata, mas recomendamos focar nos seguintes tópicos: estratégia de mercado, resultados obtidos e logística de trabalho, complementando com detalhes mais específicos, variáveis de acordo com seus objetivos.
Somente após esse processo a empresa deve iniciar sua análise de concorrência. Precipitar-se e começar os estudos sem definir claramente o que será observado pode comprometer todo o esforço.
Uma vez que a preparação está completa, o primeiro passo de um bom benchmarking é identificar os principais concorrentes. Nem toda empresa que compartilha o mercado é uma concorrente direta – seja por atender a um público-alvo diferente ou estar em um estágio de desenvolvimento distinto. Por isso, você deve descartar algumas opções nessa fase inicial, facilitando a condução da análise.
Após uma seleção criteriosa dos concorrentes, o benchmarking começa. Aplique a lista de tópicos de maneira cuidadosa em cada uma das empresas escolhidas.
Não existe uma metodologia fixa. Algumas empresas preferem dividir a análise em etapas, investigando cada aspecto da metodologia concorrente individualmente. Por outro lado, outras optam por aplicar o roteiro completo em uma empresa antes de passar para a próxima. A escolha entre ambos métodos depende das preferências e da estratégia de cada gestor.
Um elemento essencial em qualquer benchmarking bem-sucedido é a documentação. Deve-se registrar cada observação com precisão, pois os resultados da análise nem sempre são imediatos. Frequentemente, os insights surgem durante a revisão dessas anotações com uma equipe mais ampla, onde profissionais de diferentes áreas podem ajudar a identificar detalhes que, à primeira vista, passaram despercebidos.
Por exemplo, ao analisar uma prática de mercado, podemos identificar certos aspectos apenas por um especialista financeiro, que nem sempre participa do processo de análise inicial. Com as anotações detalhadas, a empresa pode posteriormente recorrer a esse profissional para esclarecer dúvidas durante uma discussão abrangente que envolva diversos setores da empresa.
Assim, a última etapa do benchmarking é a reunião de avaliação. Nesse encontro, representantes de cada departamento devem participar para discutir as descobertas apresentadas pelos responsáveis pela análise, possibilitando uma reflexão multidisciplinar.
Esse formato permite avaliar os resultados do benchmarking de diferentes perspectivas, facilitando a compreensão de como aplicar as informações para melhorar a estratégia da empresa.
Como o benchmarking pode ajudar uma empresa?
Você pode aprender muito a partir do estudo dos principais nomes de um segmento. A princípio, um dos pontos principais é identificar as melhores práticas do mercado. Novas técnicas de trabalho surgem a todo momento, e acompanhar todas elas pode ser desafiador. Observar quais estão funcionando e entender seus benefícios economiza bastante tempo.
Vale destacar que o objetivo desse levantamento não é copiar práticas de outras empresas, mas sim compreender a lógica por trás delas. Dessa forma, você pode adaptar essas iniciativas à realidade da sua empresa e definir a melhor maneira de implementá-las. Muitas vezes, é nesse processo de observação que surgem ideias para aprimorar essas metodologias, maximizando seus resultados.
Além disso, o benchmarking permite comparar resultados para verificar se sua empresa apresenta um déficit de desempenho em relação aos concorrentes.
Analisar detalhadamente a concorrência torna esse processo de comparação muito mais eficaz do que apenas comparar resultados financeiros. Por exemplo, se a distribuição de um concorrente é maior, seu faturamento tende a ser superior. Logo, a diferença de receita não deve ser o foco principal, mas sim a busca por maneiras de expandir sua própria operação.
Assim, os focos de investimento se tornam mais evidentes, possibilitando ações mais rápidas e assertivas. O maior desafio de uma empresa não é corrigir suas falhas, mas identificar onde elas estão.
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