
Análise de performance: como saber se meu negócio bate metas
November 1, 2021
O que são Fusões e Aquisições?
January 18, 2022Quando falamos do crescimento sustentável de um negócio, muitas vezes, a captação de investimentos – ou, até mesmo, a venda da empresa – pode ser uma das estratégias adotadas. Agora, para dar este passo, saber o quanto o negócio vale é imprescindível. Para isso, existe o valuation, um método de avaliação com a finalidade de saber o valor de determinada companhia.
Decerto, há diversas questões que envolvem este processo. Contudo, é preciso entender que o valuation é importante porque trata-se de um dos principais indicadores avaliados que aponta a evolução da companhia.
Leia também: Como saber se o seu negócio bate metas!
Quer entender mais sobre este conceito e porquê ele é importante para o seu negócio? Então, leia este artigo até o final.
O que é Valuation?
Valuation (em português, avaliação de empresas) é o nome atribuído ao conjunto de ações sistematizadas que irão estimar o valor de uma empresa. Decerto, este é um trabalho que, em sua maior parte, analisa aspectos exatos do negócio.
Contudo, não podemos afirmar que o seu resultado é 100% objetivo. Isso porque é preciso incluir nesta variável a percepção do mercado, conhecimento do setor e atributos técnicos – questões subjetivas. No final, o grau de assertividade do resultado de um processo de valuation é um casamento entre a percepção do mercado e a estratégia adotada pela liderança.
Para que serve?
Ainda que essa seja uma técnica comumente utilizada quando há a intenção de venda ou captação de investimentos, o valuation não serve só para isso. Acima de tudo, ele é um importante indicador no que tange a performance e o crescimento do negócio. E te explicamos o porquê.
Um dos principais fatores de sucesso de uma empresa é a sua capacidade de avaliar o comportamento do mercado, traduzir essas informações em estratégia e, principalmente, tirar as ações do papel. Somar o valuation a essa equação, significa ter uma perspectiva da companhia como um todo, entender quais são seus ativos e, sobretudo, mitigar suas fraquezas.
Além disso, a análise histórica que o processo proporciona aos líderes oferece mais clareza sobre seu contexto e permite construir estratégias de curto, médio e longo prazo mais assertivas.
Leia também: Dicas para fazer o seu negócio crescer durante a crise
Como calcular o valuation da sua empresa?
Existem diversas formas e metodologias utilizadas como base do cálculo do valuation. Os mais utilizados são:
- Fluxo de Caixa Descontado (FDC)
- Múltiplos de Mercado
- Liquidação de ativos
- Capital de risco
Tenha em mente apenas uma coisa: quanto mais nova uma empresa for, mais difícil será o estabelecimento do valuation. Isso porque um negócio que acabou de iniciar suas atividades não terão histórico de dados para agregarem ao processo.
Quem pode fazer o valuation?
Independentemente da metodologia escolhida, saiba que a avaliação da empresa pode trazer muitos benefícios. Contudo, é comum atualmente contar com uma consultoria para realizar esse trabalho. Uma vez que são mais focados na inteligência de mercado, os consultores analisam caso a caso e determinam a metodologia mais adequada para cada companhia.
A Nordex é uma consultoria empresarial totalmente orientada para o sucesso do cliente. Atuamos desde a fase do planejamento, assim como o diagnóstico, desenvolvimento e implementação do plano de ações da reestruturação necessária, até o desenvolvimento Estratégico de Pessoas. Nossa metodologia própria possibilita um olhar sistêmico da operação e, principalmente, a operação focada na melhora da performance da companhia e seu crescimento sustentável.
Entre em contato conosco e agende uma conversa com nossos especialistas!