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No dia 15 de março o mercado comemora o Dia do Consumidor, uma data marcada especialmente por ofertas e promoções agressivas. Fato é que, assim como na Black Friday, muitos negócios utilizam dessa data para atrair novos clientes e fidelizar os antigos – independentemente do segmento de atuação. Por esse motivo, ter uma estratégia bem desenhada é fundamental. Do contrário, o que era para ser um sonho pode se transformar em um grande pesadelo.

Um levantamento da plataforma de compras online Shopee, realizado em 2023, apontou que 75% das pessoas só compram de uma empresa após comparar todas as promoções de Dia do Consumidor, e ter a certeza de que a oferta escolhida é o melhor negócio..

Neste artigo, apresentamos 5 ações e cuidados que deve aplicar nos planos para o Dia do Consumidor, independentemente do segmento de atuação da sua empresa. Reflita sobre eles e trabalhe a melhor forma de potencializar suas estratégias de vendas!

5 ações que vão ajudar a potencializar as estratégias de venda no Dia do Consumidor

1 – Conheça seus clientes o máximo possível

Primeiramente, para desenvolver estratégias eficientes e que conquistem a atenção dos consumidores, é preciso entender como pensa e se comporta seu público-alvo. Desta maneira, você saberá exatamente o que pode ser interessante para eles e concentrá-los em um plano de ação para o Dia do Consumidor.

Para tanto, é necessário saber qual é a linguagem apropriada para se comunicar com seu público, quais são seus desejos de consumo, o que os motiva a adquirir um produto ou serviço, entre outras características que podem ser traduzidas em dados.

A melhor maneira de entender como pensa e se comporta seu cliente é ouvindo o que ele tem a dizer. Disponibilize um canal de comunicação entre a empresa e os consumidores, para que eles possam compartilhar seus desejos e opiniões sobre o serviço prestado. Por fim, crie o costume de, recorrentemente, realizar uma pesquisa de satisfação com essa audiência.

Desta maneira, é possível construir uma relação de confiança, permitindo a fidelização dos clientes.

2 – Conheça o direito dos seus clientes

O Dia do Consumidor foi instituído justamente para relembrar os direitos dos consumidores e valorizar as pessoas que fazem o mercado funcionar. Portanto, é justo respeitar esses direitos a todo momento e instituir promoções que levem isso em consideração, prezando sempre pela transparência e honestidade na relação.

É muito importante estar sempre atento ao Código de Defesa do Consumidor para garantir que sua empresa esteja de acordo com o estabelecido pela legislação. Para o mercado funcionar corretamente, fornecedores, produtores e consumidores precisam agir com lealdade.

Quanto às promoções, é necessário um cuidado ainda maior para garantir que nenhum direito do consumidor seja desrespeitado. Muitas empresas pecam ao prometer condições que não conseguirão cumprir, principalmente, no que diz respeito a reduções de preços ou compra casada – quando vincula a aquisição de um produto à compra de outro.

Além disso, é fundamental construir um ambiente de informação, permitindo que o cliente tenha total condição de fazer a melhor escolha segundo suas convicções e necessidades. 

3 – Recompense cada compra com incentivos de compra no Dia do Consumidor

Uma das melhores formas de manter o seu cliente é oferecendo recompensas com incentivos a cada nova compra. No contexto do varejo, é o popular cupom de desconto oferecido após uma venda.

Mas existem outras estratégias que seguem esta mesma linha. Algumas delas são: programa de fidelidade, promoções para datas especiais e distribuição de brindes após atingir determinado valor.

A princípio o ponto mais importante da sua estratégia, independente de qual estrutura ela siga, é definir um prazo-limite de expiração dessa oferta. Desta forma, o cliente, já inclinado a continuar consumindo devido ao benefício, terá um impulsionamento extra ao se deparar com um limite de tempo para a ação.

4 – Ofereça sempre produtos e condições exclusivas

A inovação sempre será um dos principais produtos do mercado. Toda empresa que oferece produtos e condições exclusivas para seus clientes estará em alta com o público. Decerto, este pode ser um dos principais fatores de atração de consumidores.

Visando o Dia do Consumidor, especificamente, a data pode ser a oportunidade ideal para lançar um produto ou até mesmo divulgar novidades. Como os consumidores estarão mais atentos ao que está rolando no mercado, invariavelmente vão chegar até sua empresa e serão “fisgados” pelo fator novo.

5 – Se planeje para agir no mercado no Dia do Consumidor

Se você deseja alcançar um bom resultado, precisa executar um bom planejamento para o seu projeto. No mercado, nada prospera sem metodologia e, acima de tudo, organização. Lembre-se que toda ação deve ser fruto de metas e objetivos bem estabelecidos.

O mesmo acontece para qualquer iniciativa que visa uma grande transformação ou contribuir para algum propósito maior. Antes de mais nada, precisará estipular as etapas do projeto, como realizar cada uma delas, os resultados esperados ao fim do processo e, por fim, como agir caso algo saia fora do planejado.

Apenas com essa disciplina será possível desenvolver uma margem de controle sobre o desenrolar das ações. Um planejamento adequado é a peça-base de toda grande ação de vendas e deve receber a devida atenção.

Sobre a Nordex Consultoria Empresarial

A Nordex é uma consultoria empresarial que atua desde a fase do planejamento, assim como o diagnóstico, desenvolvimento e implementação do plano de ações da reestruturação necessária, até o desenvolvimento Estratégico de Pessoas. Nossa metodologia própria possibilita um olhar sistêmico da operação e, principalmente, a operação focada na melhora da performance da companhia e seu crescimento sustentável. 

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