Análise de performance: como saber se meu negócio bate metas
Artigos

Análise de performance: como saber se meu negócio bate metas

1 de novembro de 2021

Está enganado aquele que pensa que estabelecer e bater metas é exclusividade da equipe de vendas. É verdade que este setor está mais familiarizado com a rotina operacional da prestação de contas e demonstração de resultados. Contudo, de uns  tempos para cá, já vemos empresas que estendem essa realidade para outros setores como método para engajar todo o time no objetivo principal do negócio e, consequentemente, potencializar resultados. 

Ainda que a sua companhia implemente essa metodologia, ter que lidar com as metas de uma hora para a outra não é algo simples – tampouco fácil. Se não conduzida de forma ordenada e adequada, esta prática deixa de ser estratégia e se torna burocrática e, acima de tudo, inviável.

Leia também: Dicas para fazer seu negócio crescer durante a crise.

Porque é preciso estabelecer metas para a equipe

Uma das maiores dificuldades do negócio que deseja crescer de forma sustentável é disseminar o seu objetivo estratégico e, principalmente, engajar a equipe em tal propósito. Por mais que todos os anos seja apresentado para todos um planejamento estratégico, ainda assim há dificuldade dos setores em identificar o seu papel dentro do todo.

O estabelecimento das metas é uma forma de contornar essa situação, afinal ele conecta o trabalho diário das áreas com a visão estratégica da empresa. Além disso, pode ser muito benéfico para aqueles setores que têm dificuldade em enxergar o resultado do seu trabalho.

Como definir metas 

Agora, para estabelecer uma meta, entenda que, acima de tudo, ela deve ser mensurável e viável. Para isso, é preciso compreender as diferenças entre meta, indicador e objetivos – falamos sobre esse tema aqui

Para que cada setor tenha sua própria meta definida, será preciso olhar para todo o processo e identificar quais atividades que o compõem e, principalmente, quais indicadores de fato apontam para o resultado desses processos. Não entendeu nada? Vamos exemplificar.

Imagine que a sua empresa vende insumos para o setor automobilístico e que o seu objetivo, no próximo ano, é faturar 30% a mais que em 2021. A fim de contribuir para este propósito, a área de sucesso do cliente identificou que o índice de clientes que não voltavam a fazer negócio com vocês era alto. Portanto, para alcançar o sucesso, seria necessário fidelizar os usuários.

Se analisarmos o caso apresentado acima, logo identificamos que o time em questão (sucesso do cliente) já apresentou sua estratégia para contribuir com o objetivo da empresa. Neste caso, o indicador que irá mostrar se eles estão contribuindo para o crescimento do negócio – ou não – é a quantidade de clientes que voltam a fazer negócio com a companhia. 

Como atingi-las?

Para que uma companhia sinta os resultados do estabelecimento de metas, no entanto, será preciso uma mudança na cultura organizacional. Isso porque desenvolver um trabalho orientado a resultados demanda novas iniciativas e mudança de mindset.

Mapear a percepção do cliente, prestar contas da produção e analisar a produtividade são só algumas das tarefas que farão parte da rotina dos setores. E implementá-las não é tarefa fácil. Uma liderança comprometida será, mais do que nunca, necessária para esta jornada.

Além disso, em alguns casos, é preciso implementar ferramentas que ajudem no acompanhamento das demandas, realização de tarefas e, principalmente, análise de resultados.

Conte com uma consultoria empresarial para ajudar!

Saber por onde começar em uma situação como esta pode ser desafiador. Por isso, contar com uma consultoria empresarial pode ser o empurrão que a sua companhia precisa. Isso porque, por meio de uma equipe de consultores especializados, é possível analisar o processo como um todo, identificar os pontos de atenção e, além de tudo, auxiliar na criação das metas.

A Nordex é uma consultoria empresarial totalmente orientada para o sucesso do cliente. Atuamos desde a fase do planejamento, assim como o diagnóstico, desenvolvimento e implementação do plano de ações da reestruturação necessária, até o desenvolvimento Estratégico de Pessoas. Nossa metodologia própria possibilita um olhar sistêmico da operação e, principalmente, a operação focada na melhora da performance da companhia e seu crescimento sustentável.

Entre em contato conosco e agende uma conversa com nossos especialistas!

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Artigos Relacionados

fusões e aquisições

O que são Fusões e Aquisições?

Se você é apaixonado por notícias sobre mercado e negócios, a essa altura já deve ter notado o aumento no conteúdo publicado sobre fusões e aquisições. E há uma razão para tal movimento. Também chamadas de M&A - do inglês Mergers & Acquisitions - trata-se do método que visa consolidar uma empresa por meio de diferentes transações financeiras, sejam elas de compra, venda ou integração.
valuation

Valuation: você sabe o valor da sua empresa?

Quando falamos do crescimento sustentável de um negócio, muitas vezes, a captação de investimentos pode ser uma das estratégias adotadas. Agora, para dar este passo, o valuation é indispensável.
Dicas para fazer o seu negócio crescer durante a crise

Dicas para fazer o seu negócio crescer durante a crise

Nos encaminhamos cada dia mais para uma rotina próxima da ‘normalidade’. Já podemos presenciar a tão aguardada retomada da economia. Contudo, este cenário de recuperação não é sinônimo de encerramento da crise econômica.
Meta X Indicadores: Entenda cada um deles

Meta X Indicadores: Entenda cada um deles

Qualquer empresa que deseja crescer deve contar com a Gestão Empresarial. A questão é que para que a administração de fato gere resultados é preciso uma abordagem sistêmica de processos. Isso significa que será preciso estabelecer objetivos e, principalmente, metas tangíveis para a operação.
Gestão de pessoas em tempos de crise

Gestão de pessoas em tempos de crise

uem nunca ouviu a frase ‘’o capital humano é o bem mais precioso de uma empresa’’. A princípio, quando escutamos achamos um exagero. Mas avalie novamente a sentença. Agora, reflita: uma companhia como a Apple, ou Amazon, teriam crescido sem o auxílio de uma equipe capacitada e engajada?
O turnaround exige mudança de mindset

O turnaround exige mudança de mindset

Não foi a quarentena, impulsionada pela pandemia do novo coronavírus, que motivou as empresas a se adaptarem às mudanças de comportamento. Na realidade, já vínhamos ajustando as operações de acordo com o desenvolvimento tecnológico que presenciamos nos últimos anos. O distanciamento social apenas acelerou algumas transformações que só veríamos daqui a alguns anos.
Bater metas não é só para a equipe de vendas. Para algumas empresas, isso já é realidade em outros setores como método para obter resultados.