
O que são Fusões e Aquisições?
January 18, 2022
O que é Gestão Empresarial? Qual o benefício para médias empresas
February 25, 2022A retomada do crescimento econômico tem ganhado força, ao passo em que oferece novas oportunidades para as empresas que integram o mercado. Ainda estamos diante de um cenário desafiador, isso é fato. Contudo, a expectativa de que 2022 será melhor do que os anos anteriores está cada dia mais sólida. Por isso, se você quer fazer o seu negócio crescer em 2022, será preciso observar este contexto e aproveitar as chances que aparecerem.
A essa altura, você pode estar se perguntando: como identificar as oportunidades certas para a minha empresa evoluir? Para reconhecer insights é preciso, a princípio, conhecer o panorama projetado para este ano, as tendências de consumo e as principais características do comportamento do consumidor. A partir desta perspectiva ampla, será possível obter um direcionamento e, consequentemente, traçar estratégias.
Leia também: O que são Fusões e Aquisições?
Agora, é a hora de botar a mão na massa. Acompanhe este conteúdo até o final!
Panorama 2022: Cenário e tendências de consumo!
No final de cada ano, somos inundados com uma onda de artigos e matérias sobre as projeções e tendências para o período seguinte. E, muito embora, seja importante ter essas informações com antecedência, fazer esta análise agora, com o ano em andamento, nos permite vislumbrar aquilo que, de fato, irá acontecer (ou até mesmo já aconteceu).
Examinando os primeiros passos de 2022 já podemos afirmar que a oscilação da inflação é o fator que mais tem sido foco de discussões e que gerou impacto no mercado de ponta a ponta. Isso porque este movimento afetou não apenas os consumidores, mas as companhias também.
E a verdade é que, diante de uma realidade onde o consumo teve que ser enxuto, o consumidor se viu obrigado a adotar um novo padrão de comportamento: ser mais consciente na aquisição de novos produtos e passou a valorizar as boas experiências no momento da compra.
Aliás, os desejos e expectativas do consumidor nunca foram tão importantes quanto agora. Frente a tantas opções de produtos e serviços, o cliente tende a optar por aqueles que oferecem personalização ou qualquer outro atributo que faça ele se sentir único – mesmo que isso signifique pagar mais. Uma pesquisa publicada pela PwC apontou que 86% dos compradores estão dispostos a desembolsar mais dinheiro por uma experiência de compra excepcional.
Afinal, como ter sucesso em 2022?
Dito tudo isso, o que fazer então? Qual é a estratégia ideal para que um negócio obtenha sucesso neste ano de mudanças? A princípio, entenda que, por mais favorável (ou não!) que um determinado período possa ser, as empresas sempre irão se deparar com desafios e obstáculos. O que irá determinar o seu sucesso é a capacidade de identificar oportunidades a partir do cenário real.
Leia também: Você sabe o valor da sua empresa?
Por fim, listamos algumas dicas valiosas para que você, a partir de agora, consiga apurar o seu olhar e transformar dificuldades em oportunidades.
1. Entenda as preferências do SEU cliente
Falamos anteriormente, neste artigo, sobre a importância de colocar o cliente no centro. Agora, chegou o momento de colocar esse conhecimento em prática. E qual a melhor forma de fazer isso se não conversando com o seu cliente e entendendo suas motivações, necessidades, sentimentos e expectativas?
O fato é que para definir próximos passos em relação a melhorias, personalização e qualidade, é preciso, primeiramente, coletar informações, ou seja, entender a perspectiva do seu público em relação a você. Do contrário, não terá priorizado o cliente em nenhum momento.
Há diversos recursos disponíveis para esta etapa. Uma empresa que possui muitos clientes pode preparar uma pesquisa online e dispará-la. No caso daquelas com o portfólio mais restrito, esse levantamento pode ser feito por meio de reuniões online ou presenciais.
2. Como você pode ajudá-los?
Uma vez pautado com as informações relevantes do seu público, chegou a hora de olhar para dentro do negócio. Identifique os diferenciais competitivos que podem sanar, potencialmente, algumas das dores dos seus clientes. Caso não os tenha, então você tem uma etapa anterior para cumprir: entenda e execute uma forma de diferenciar o seu produto/serviço no mercado.
Não encare isso apenas como uma estratégia. Em um mundo com cada vez mais opções e recursos, ter um diferencial claro é, acima de tudo, necessário. E não se esqueça de analisar a fundo o que as outras empresas do mesmo segmento estão fazendo.
3. Monte sua estratégia de ‘ataque’
Agora sim é o momento de desenhar ações e tirá-las do papel. Afinal, todo o planejamento deve gerar mudança, do contrário de nada serviu se preparar. Este documento deve constar as principais informações que irão auxiliar a sua equipe a conduzir as mudanças nos próximos meses – isso inclui análise da concorrência, estudo dos clientes, diferenciais competitivos e, por fim, o cronograma com as atividades de cada setor.
Montar um planejamento estratégico na prática é bem complexo e pode ter um artigo dedicado só para ele, no futuro.
Sobre a Nordex
A Nordex é uma consultoria empresarial que atua desde a fase do planejamento, assim como o diagnóstico, desenvolvimento e implementação do plano de ações da reestruturação necessária, até o desenvolvimento Estratégico de Pessoas. Nossa metodologia própria possibilita um olhar sistêmico da operação e, principalmente, a operação focada na melhora da performance da companhia e seu crescimento sustentável.
Entre em contato conosco e agende uma conversa com nossos especialistas!