Valuation: você sabe o valor da sua empresa?
Artigos

Valuation: você sabe o valor da sua empresa?

17 de novembro de 2021
valuation

Quando falamos do crescimento sustentável de um negócio, muitas vezes, a captação de investimentos – ou, até mesmo, a venda da empresa – pode ser uma das estratégias adotadas. Agora, para dar este passo, saber o quanto o negócio vale é imprescindível. Para isso, existe o valuation, um método de avaliação com a finalidade de saber o valor de determinada companhia.

Decerto, há diversas questões que envolvem este processo. Contudo, é preciso entender que o valuation é importante porque trata-se de um dos principais indicadores avaliados que aponta a evolução da companhia.

Leia também: Como saber se o seu negócio bate metas!

Quer entender mais sobre este conceito e porquê ele é importante para o seu negócio? Então, leia este artigo até o final.

O que é Valuation?

Valuation (em português, avaliação de empresas) é o nome atribuído ao conjunto de ações sistematizadas que irão estimar o valor de uma empresa. Decerto, este é um trabalho que, em sua maior parte, analisa aspectos exatos do negócio. 

Contudo, não podemos afirmar que o seu resultado é 100% objetivo. Isso porque é preciso incluir nesta variável a percepção do mercado, conhecimento do setor e atributos técnicos – questões subjetivas. No final, o grau de assertividade do resultado de um processo de valuation é um casamento entre a percepção do mercado e a estratégia adotada pela liderança.

Para que serve?

Ainda que essa seja uma técnica comumente utilizada quando há a intenção de venda ou captação de investimentos, o valuation não serve só para isso. Acima de tudo, ele é um importante indicador no que tange a performance e o crescimento do negócio. E te explicamos o porquê.

Um dos principais fatores de sucesso de uma empresa é a sua capacidade de avaliar o comportamento do mercado, traduzir essas informações em estratégia e, principalmente, tirar as ações do papel. Somar o valuation a essa equação, significa ter uma perspectiva da companhia como um todo, entender quais são seus ativos e, sobretudo, mitigar suas fraquezas.

Além disso, a análise histórica que o processo proporciona aos líderes oferece mais clareza sobre seu contexto e permite construir estratégias de curto, médio e longo prazo mais assertivas. 

Leia também: Dicas para fazer o seu negócio crescer durante a crise

Como calcular o valuation da sua empresa?

Existem diversas formas e metodologias utilizadas como base do cálculo do valuation. Os mais utilizados são:

  • Fluxo de Caixa Descontado (FDC)
  • Múltiplos de Mercado
  • Liquidação de ativos
  • Capital de risco

Tenha em mente apenas uma coisa: quanto mais nova uma empresa for, mais difícil será o estabelecimento do valuation. Isso porque um negócio que acabou de iniciar suas atividades não terão histórico de dados para agregarem ao processo.

Quem pode fazer o valuation?

Independentemente da metodologia escolhida, saiba que a avaliação da empresa pode trazer muitos benefícios. Contudo, é comum atualmente contar com uma consultoria para realizar esse trabalho. Uma vez que são mais focados na inteligência de mercado, os consultores analisam caso a caso e determinam a metodologia mais adequada para cada companhia.

A Nordex é uma consultoria empresarial totalmente orientada para o sucesso do cliente. Atuamos desde a fase do planejamento, assim como o diagnóstico, desenvolvimento e implementação do plano de ações da reestruturação necessária, até o desenvolvimento Estratégico de Pessoas. Nossa metodologia própria possibilita um olhar sistêmico da operação e, principalmente, a operação focada na melhora da performance da companhia e seu crescimento sustentável.

Entre em contato conosco e agende uma conversa com nossos especialistas!

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Artigos Relacionados

fusões e aquisições

O que são Fusões e Aquisições?

Se você é apaixonado por notícias sobre mercado e negócios, a essa altura já deve ter notado o aumento no conteúdo publicado sobre fusões e aquisições. E há uma razão para tal movimento. Também chamadas de M&A - do inglês Mergers & Acquisitions - trata-se do método que visa consolidar uma empresa por meio de diferentes transações financeiras, sejam elas de compra, venda ou integração.
Análise de performance: como saber se meu negócio bate metas

Análise de performance: como saber se meu negócio bate metas

Está enganado aquele que pensa que estabelecer e bater metas é exclusividade da equipe de vendas. Já vemos empresas que estendem essa realidade para outros setores como método para engajar todo o time no objetivo principal do negócio.
Dicas para fazer o seu negócio crescer durante a crise

Dicas para fazer o seu negócio crescer durante a crise

Nos encaminhamos cada dia mais para uma rotina próxima da ‘normalidade’. Já podemos presenciar a tão aguardada retomada da economia. Contudo, este cenário de recuperação não é sinônimo de encerramento da crise econômica.
Meta X Indicadores: Entenda cada um deles

Meta X Indicadores: Entenda cada um deles

Qualquer empresa que deseja crescer deve contar com a Gestão Empresarial. A questão é que para que a administração de fato gere resultados é preciso uma abordagem sistêmica de processos. Isso significa que será preciso estabelecer objetivos e, principalmente, metas tangíveis para a operação.
Gestão de pessoas em tempos de crise

Gestão de pessoas em tempos de crise

uem nunca ouviu a frase ‘’o capital humano é o bem mais precioso de uma empresa’’. A princípio, quando escutamos achamos um exagero. Mas avalie novamente a sentença. Agora, reflita: uma companhia como a Apple, ou Amazon, teriam crescido sem o auxílio de uma equipe capacitada e engajada?
O turnaround exige mudança de mindset

O turnaround exige mudança de mindset

Não foi a quarentena, impulsionada pela pandemia do novo coronavírus, que motivou as empresas a se adaptarem às mudanças de comportamento. Na realidade, já vínhamos ajustando as operações de acordo com o desenvolvimento tecnológico que presenciamos nos últimos anos. O distanciamento social apenas acelerou algumas transformações que só veríamos daqui a alguns anos.
Quando falamos do crescimento sustentável de um negócio, muitas vezes, a captação de investimentos - ou, até mesmo, a venda da empresa - pode ser uma das estratégias adotadas. Agora, para dar este passo, saber o quanto o negócio vale é imprescindível. Para isso, existe o valuation, um método de avaliação com a finalidade de saber o valor de determinada companhia.