
Como anda a Gestão Financeira da sua empresa?
May 26, 2021
Gestão de pessoas em tempos de crise
June 25, 2021Não foi a quarentena, impulsionada pela pandemia do novo coronavírus, que motivou as empresas a se adaptarem às mudanças de comportamento. Na realidade, já vínhamos ajustando as operações de acordo com o desenvolvimento tecnológico que presenciamos nos últimos anos. O distanciamento social apenas acelerou algumas transformações que só veríamos daqui a alguns anos.
Leia também: Como anda a gestão financeira da sua empresa?
Neste contexto, o líder que não entendeu o curso natural do mercado e, principalmente, não ‘dançou conforme a música’ viu o seu negócio entrar em crise. Contudo, sabemos que a transformação não chega da noite para o dia. A princípio estabelecer um plano de contingência e principalmente, mudar o mindset da liderança e equipe é o principal para aqueles que desejam desenhar seu próprio futuro.
Quer entender como isso é possível? Vamos falar a respeito agora. Leia o artigo até o final!
O papel da equipe na gestão de crise
Você já ouviu a frase ‘’o capital humano é o bem mais precioso de um negócio’’? Acredite, não se trata de um exagero. De fato, os colaboradores têm em mãos o poder de levar uma empresa ao topo, ou de afundá-la. Isso porque o engajamento e a lealdade da equipe dizem muito sobre a produtividade e, consequentemente, os resultados daquela companhia.
Se levarmos este conceito a um cenário de crise, há alguns sinais que deve considerar:
- As incertezas e instabilidades, comuns em momentos de recessão, tornam o ambiente organizacional mais tenso e estressante;
- Muitas das decisões neste período são tomadas sob pressão;
- Toda crise demanda agilidade no posicionamento.
O que difere um negócio em turnaround – bem sucedido e eficiente – e outro a ponto de fechar as portas é a eficácia com a qual o líder é capaz de coordenar sua equipe. A gestão que empatiza com os colaboradores, entende seus medos, caminha ao lado e, principalmente, é capaz de transformar tais receios em motivação, com absoluta certeza irá enxergar resultados positivos a médio prazo.
Leia também: Quando uma empresa precisa de turnaround?
Liderança estratégica e mudança de mindset
Dentro de uma empresa, o líder é o principal agente comunicador da cultura organizacional, de seus valores – e responsável por engajar os colaboradores em suas respectivas atividades. E quando falamos do papel deste líder na recessão ou turnaround, entender que a mudança de mindset gera a disrupção e estratégia, é a chave do sucesso.
Sair do tradicional – a tão comentada ‘zona de conforto’ – é difícil e chega a ser até assustador para muitos empresários. Mas entenda: como transformar uma operação de acordo com as mudanças comportamentais, senão trazendo novos processos e tecnologias para a rotina operacional? Para isso, não basta apenas desenhar um novo plano de ação. É preciso entender seu propósito e, de fato, agregar as iniciativas traçadas no dia a dia de cada setor da empresa.
Uma vez isto claro na cabeça do dirigente, transmitir esses ideais para todo o ecossistema se torna uma tarefa mais natural. E, acredite, o ambiente impacta diretamente a mentalidade do gestor, na forma como age e, principalmente, como conduz as ações estabelecidas. Por isso, a etapa de engajamento não pode ser negligenciada em hipótese alguma.
Compartilhe conosco: quais ações colocou em prática para adaptar o seu negócio ao novo cenário comportamental e macroeconômico? Como foi o processo de gestão da equipe durante o período de adaptação?
A Nordex Consultoria possui uma equipe multidisciplinar que, além de desenhar todo o planejamento estratégico, auxilia o seu negócio durante o turnaround. Entre em contato conosco e agende uma conversa!