Artigos

Como anda a Gestão Financeira da sua empresa?

26 de maio de 2021

Para muitas empresas brasileiras, independentemente do seu porte, falar sobre gestão financeira ou até estabelecer um trabalho completo ainda é um grande desafio. No entanto, o que poucos entendem é que a longevidade de um negócio é determinada por muitas variáveis, sendo a principal delas a capacidade de administrar estrategicamente o setor financeiro.

E tal ideia não é insignificante. Acontece que aquele que tem essa premissa clara, não só garante um fechamento de mês no azul, como de quebra ainda conquista um enorme diferencial competitivo frente aos concorrentes e, consequentemente, aumenta seus lucros.

Leia também: Quando uma empresa precisa de turnaround?

Listamos aqui alguns fundamentos que irão ajudá-lo a enxergar se sua companhia está saudável ou se precisa de atenção redobrada nesta frente. Vamos lá!

A importância da Gestão Financeira!

O controle financeiro é o alicerce que garante uma operação lucrativa. Isso porque a equipe responsável por essa função define um conjunto de ações que visam planejar, analisar e controlar os ativos da companhia. Além disso, também ficam incumbidos de estabelecer estratégias competitivas para garantir o crescimento sustentável do negócio.

A administração aprofundada e personalizada, não apenas garante a máxima performance dos seus ativos – bem como o aumento do seu patrimônio – como também prepara a empresa para adversidades. Tendo em vista o cenário econômico e sanitário que o mundo se encontra atualmente, prevenir e principalmente planejar tornou-se um diferencial competitivo potente.

Cenários da gestão financeira

Existem alguns cenários de gestão financeira com os quais uma empresa pode se deparar. O primeiro deles é aquele onde o trabalho é feito de uma forma mais operacional: controle de contas a pagar e receber, fluxo de caixa, emissão de notas etc. A segunda hipótese é conciliar as atividades descritas acima com um planejamento financeiro e orçamentário que embasa a tomada de decisões. 

E, acredite, as informações coletadas e notificadas nesta etapa refletem em todos os setores da empresa – principalmente quando é preciso determinar novas metas e traçar ações que auxiliarão no alcance.

Na prática, é natural que a princípio a gestão comece de uma forma e evolua ao longo do tempo. Na medida em que um negócio ganha tração e escalabilidade, o controle das finanças deve ficar mais complexo mesmo. Agora, entender o momento exato para essa virada de chave é o diferencial. É aí que a gestão de ativos financeiros se mostra tão essencial. 

Como conduzir daqui para frente?

Agora que você compreende a importância de uma gestão financeira completa e deseja potencializar seus resultados, atente-se a alguns detalhes daqui para frente. A começar pela estratégia. É importante garantir que as contas foram pagas e o valor devido pelos clientes foi recebido, sem sombra de dúvidas. Contudo, é o planejamento estratégico que vai certificar a vida útil do seu negócio.

Identificar as necessidades da empresa e controlar o fluxo de caixa são os primeiros passos para definir o ponto de equilíbrio e, eventualmente, transformar esse break-even em um crescimento constante.   

Como anda a sua gestão financeira? A Nordex Consultoria possui uma equipe multidisciplinar que o auxilia a organizar os ativos financeiros, estruturar e colocar em prática uma perspectiva estratégica exclusiva para o seu negócio. Entre em contato conosco e agende uma conversa!

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Artigos Relacionados

Metodologias de Gestão Empresarial

Conheça as metodologias de Gestão Empresarial

Apesar do que muitos pensam, o bom trabalho de Gestão Empresarial pode alavancar de forma definitiva um negócio - ao passo em que, a falta dela, reduz sua relevância consideravelmente. Isso porque dificilmente uma empresa que cresce de forma desordenada e sem planejamento consegue se manter competitiva por muito tempo.
Turnaround X Recuperação Judicial

Turnaround X Recuperação Judicial: entenda a diferença!

Diferente do que muitos pensam, existem diversos recursos disponíveis - que vão muito além da Recuperação Judicial - para a empresa que deseja recuperar a sua performance e relevância no mercado. O Turnaround é um desses métodos.
Quando é preciso inovar?

Quando é preciso inovar?

Diante de um mercado volátil, inovar é indispensável. E não estamos falando de invenções mirabolantes que despendem tempo e investimentos incalculáveis para quem a faz. A inovação pode acontecer com uma simples mudança em um processo, modelo de negócios ou serviço/produto.
O que é Securitização?

O que é Securitização?

Para uma empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte, há diversas formas de captar recursos, seja por meio de empréstimos, abertura de capital, debêntures, entre outras opções. E a securitização de crédito? Você já ouviu falar deste método?
ESG

Como implementar o ESG nas empresas?

A sustentabilidade deixou o status de tendência e passou a ser inevitável para todos as companhias que desejam fazer a diferença, engajar o público e, consequentemente, melhorar seus resultados. Por meio do conceito de ESG, cada vez mais negócios avançam em direção aos pilares do chamado capitalismo consciente.
Gestão empresarial para médias empresas

O que é Gestão Empresarial? Qual o benefício para médias empresas

A verdade que ninguém te fala é a seguinte: todo negócio que deseja obter sucesso a longo prazo precisa de Gestão Empresarial. Por meio do estabelecimento de processos e sistematização do trabalho, é possível coordenar toda a operação de forma mais assertiva e, principalmente, potencializar os resultados.