
O turnaround exige mudança de mindset
June 10, 2021
Meta X Indicadores: Entenda cada um deles
July 19, 2021Quem nunca ouviu a frase ‘’o capital humano é o bem mais precioso de uma empresa’’. A princípio, quando escutamos achamos um exagero. Mas avalie novamente a sentença. Agora, reflita: uma companhia como a Apple, ou Amazon, teriam crescido sem o auxílio de uma equipe capacitada e engajada? Dificilmente, afinal a capacidade de um profissional que atua sozinho é limitada. E os grandes líderes sabem disso.
Neste aspecto, a gestão de pessoas se mostra como uma atividade absolutamente estratégica e essencial para a evolução de um negócio. Isso porque uma equipe em sinergia tem o poder de impulsioná-lo amplamente, ao passo em que, na situação inversa, ela pode afundá-lo de vez.
Leia também: O turnaround exige mudança de mindset!
Agora amplie este conceito para um cenário de recessão econômica – ou até mesmo uma gestão de crise interna. Em ambas as situações, a dificuldade não apenas compromete a operação, como ainda pode afetar a moral do time – uma vez que gera incertezas e instabilidades. Em momentos como este, olhar atentamente para o desenvolvimento dos colaboradores é tão fundamental quanto cuidar da saúde financeira da empresa. E acredite, este cuidado irá determinar a eficiência com a qual você será capaz de superar uma crise.
E vamos contar por quê!
O desafio da gestão de pessoas em tempos de crise
Identificar uma nova solução que mudou o comportamento de um determinado nicho, ou um acontecimento impactante, são situações que podem gerar uma crise financeira dentro de uma companhia. Nestes casos, as incertezas impactam toda a cultura organizacional. É inevitável. Além disso, há outros sinais que poderá sentir da equipe:
- Medo do desemprego
- Perda de produtividade e de resultados
- Ociosidade
- Falta de orientação
Tenha em mente uma coisa: esta é a hora que o negócio mais precisará de performance – a fim de gerar resultados e driblar a situação. Um bom ponto de partida é, assim que identificar a crise, dar início a um plano de gestão de pessoas focado em despertar o potencial humano.
Leia também: Quando uma empresa precisa de turnaround?
Planejamento é sinônimo de organização. Logo, quando já existe uma perspectiva do papel de cada setor em meio a esta nova estratégia, sentar-se com as lideranças e esboçar as iniciativas que serão colocadas em prática futuramente, é um ótimo jeito de integrar a equipe e conquistar sua confiança.
Encorajar boas práticas é a chave!
Uma das iniciativas mais comuns da empresa que está vulnerável é reduzir a equipe. Tal medida só é efetiva quando há uma análise de desempenho dos colaboradores e a identificação daqueles que menos entregaram resultados. Dispensar profissionais sem critério ou avaliações prévias é, praticamente, como assinar um atestado de óbito para o seu negócio.
Se antes você não trabalhava com metas, nesta fase elas irão pautar cada desenvolvimento e entrega das áreas do negócio. Por isso, você precisa compreender quem são aqueles que estão de acordo com a cultura organizacional da sua empresa, que entendem o que a empresa faz e, principalmente, sabem o papel fundamental que possui dentro do ecossistema. Ao fazer isso, não apenas se cercará de bons profissionais, como irá engajá-los no projeto de reestruturação.
Compartilhe conosco: você já passou por alguma situação de crise? Como você e sua equipe de RH agiram para engajar a equipe e a motivar a performance e produtividade de cada um?
A Nordex Consultoria possui uma equipe multidisciplinar que presta um atendimento 360º para o turnaround. Agindo desde a fase do planejamento até o desenvolvimento Estratégico de Pessoas. Entre em contato conosco e agende uma conversa!