Artigos

O turnaround exige mudança de mindset

10 de junho de 2021

Não foi a quarentena, impulsionada pela pandemia do novo coronavírus, que motivou as empresas a se adaptarem às mudanças de comportamento. Na realidade, já vínhamos ajustando as operações de acordo com o desenvolvimento tecnológico que presenciamos nos últimos anos. O distanciamento social apenas acelerou algumas transformações que só veríamos daqui a alguns anos.

Leia também: Como anda a gestão financeira da sua empresa?

Neste contexto, o líder que não entendeu o curso natural do mercado e, principalmente, não ‘dançou conforme a música’ viu o seu negócio entrar em crise. Contudo, sabemos que a transformação não chega da noite para o dia. A princípio estabelecer um plano de contingência e principalmente, mudar o mindset da liderança e equipe é o principal para aqueles que desejam desenhar seu próprio futuro.

Quer entender como isso é possível? Vamos falar a respeito agora. Leia o artigo até o final!

O papel da equipe na gestão de crise

Você já ouviu a frase ‘’o capital humano é o bem mais precioso de um negócio’’? Acredite, não se trata de um exagero. De fato, os colaboradores têm em mãos o poder de levar uma empresa ao topo, ou de afundá-la. Isso porque o engajamento e a lealdade da equipe dizem muito sobre a produtividade e, consequentemente, os resultados daquela companhia.

Se levarmos este conceito a um cenário de crise, há alguns sinais que deve considerar:

  • As incertezas e instabilidades, comuns em momentos de recessão, tornam o ambiente organizacional mais tenso e estressante;
  • Muitas das decisões neste período são tomadas sob pressão;
  • Toda crise demanda agilidade no posicionamento.

O que difere um negócio em turnaround –  bem sucedido e eficiente – e outro a ponto de fechar as portas é a eficácia com a qual o líder é capaz de coordenar sua equipe. A gestão que empatiza com os colaboradores, entende seus medos, caminha ao lado e, principalmente, é capaz de transformar tais receios em motivação, com absoluta certeza irá enxergar resultados positivos a médio prazo.

Leia também: Quando uma empresa precisa de turnaround?

Liderança estratégica e mudança de mindset

Dentro de uma empresa, o líder é o principal agente comunicador da cultura organizacional, de seus valores – e responsável por engajar os colaboradores em suas respectivas atividades. E quando falamos do papel deste líder na recessão ou turnaround, entender que a mudança de mindset gera a disrupção e estratégia, é a chave do sucesso.

Sair do tradicional – a tão comentada ‘zona de conforto’ – é difícil e chega a ser até assustador para muitos empresários. Mas entenda: como transformar uma operação de acordo com as mudanças comportamentais, senão trazendo novos processos e tecnologias para a rotina operacional? Para isso, não basta apenas desenhar um novo plano de ação. É preciso entender seu propósito e, de fato, agregar as iniciativas traçadas no dia a dia de cada setor da empresa.

Uma vez isto claro na cabeça do dirigente, transmitir esses ideais para todo o ecossistema se torna uma tarefa mais natural. E, acredite, o ambiente impacta diretamente a mentalidade do gestor, na forma como age e, principalmente, como conduz as ações estabelecidas. Por isso, a etapa de engajamento não pode ser negligenciada em hipótese alguma.

Compartilhe conosco: quais ações colocou em prática para adaptar o seu negócio ao novo cenário comportamental e macroeconômico? Como foi o processo de gestão da equipe durante o período de adaptação?

A Nordex Consultoria possui uma equipe multidisciplinar que, além de desenhar todo o planejamento estratégico, auxilia o seu negócio durante o turnaround. Entre em contato conosco e agende uma conversa!

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Artigos Relacionados

fusões e aquisições

O que são Fusões e Aquisições?

Se você é apaixonado por notícias sobre mercado e negócios, a essa altura já deve ter notado o aumento no conteúdo publicado sobre fusões e aquisições. E há uma razão para tal movimento. Também chamadas de M&A - do inglês Mergers & Acquisitions - trata-se do método que visa consolidar uma empresa por meio de diferentes transações financeiras, sejam elas de compra, venda ou integração.
valuation

Valuation: você sabe o valor da sua empresa?

Quando falamos do crescimento sustentável de um negócio, muitas vezes, a captação de investimentos pode ser uma das estratégias adotadas. Agora, para dar este passo, o valuation é indispensável.
Análise de performance: como saber se meu negócio bate metas

Análise de performance: como saber se meu negócio bate metas

Está enganado aquele que pensa que estabelecer e bater metas é exclusividade da equipe de vendas. Já vemos empresas que estendem essa realidade para outros setores como método para engajar todo o time no objetivo principal do negócio.
Dicas para fazer o seu negócio crescer durante a crise

Dicas para fazer o seu negócio crescer durante a crise

Nos encaminhamos cada dia mais para uma rotina próxima da ‘normalidade’. Já podemos presenciar a tão aguardada retomada da economia. Contudo, este cenário de recuperação não é sinônimo de encerramento da crise econômica.
Meta X Indicadores: Entenda cada um deles

Meta X Indicadores: Entenda cada um deles

Qualquer empresa que deseja crescer deve contar com a Gestão Empresarial. A questão é que para que a administração de fato gere resultados é preciso uma abordagem sistêmica de processos. Isso significa que será preciso estabelecer objetivos e, principalmente, metas tangíveis para a operação.
Gestão de pessoas em tempos de crise

Gestão de pessoas em tempos de crise

uem nunca ouviu a frase ‘’o capital humano é o bem mais precioso de uma empresa’’. A princípio, quando escutamos achamos um exagero. Mas avalie novamente a sentença. Agora, reflita: uma companhia como a Apple, ou Amazon, teriam crescido sem o auxílio de uma equipe capacitada e engajada?