
Dicas para fazer o seu negócio crescer durante a crise
October 14, 2021
Valuation: você sabe o valor da sua empresa?
November 17, 2021Está enganado aquele que pensa que estabelecer e bater metas é exclusividade da equipe de vendas. É verdade que este setor está mais familiarizado com a rotina operacional da prestação de contas e demonstração de resultados. Contudo, de uns tempos para cá, já vemos empresas que estendem essa realidade para outros setores como método para engajar todo o time no objetivo principal do negócio e, consequentemente, potencializar resultados.
Ainda que a sua companhia implemente essa metodologia, ter que lidar com as metas de uma hora para a outra não é algo simples – tampouco fácil. Se não conduzida de forma ordenada e adequada, esta prática deixa de ser estratégia e se torna burocrática e, acima de tudo, inviável.
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Porque é preciso estabelecer metas para a equipe
Uma das maiores dificuldades do negócio que deseja crescer de forma sustentável é disseminar o seu objetivo estratégico e, principalmente, engajar a equipe em tal propósito. Por mais que todos os anos seja apresentado para todos um planejamento estratégico, ainda assim há dificuldade dos setores em identificar o seu papel dentro do todo.
O estabelecimento das metas é uma forma de contornar essa situação, afinal ele conecta o trabalho diário das áreas com a visão estratégica da empresa. Além disso, pode ser muito benéfico para aqueles setores que têm dificuldade em enxergar o resultado do seu trabalho.
Como definir metas
Agora, para estabelecer uma meta, entenda que, acima de tudo, ela deve ser mensurável e viável. Para isso, é preciso compreender as diferenças entre meta, indicador e objetivos – falamos sobre esse tema aqui.
Para que cada setor tenha sua própria meta definida, será preciso olhar para todo o processo e identificar quais atividades que o compõem e, principalmente, quais indicadores de fato apontam para o resultado desses processos. Não entendeu nada? Vamos exemplificar.
Imagine que a sua empresa vende insumos para o setor automobilístico e que o seu objetivo, no próximo ano, é faturar 30% a mais que em 2021. A fim de contribuir para este propósito, a área de sucesso do cliente identificou que o índice de clientes que não voltavam a fazer negócio com vocês era alto. Portanto, para alcançar o sucesso, seria necessário fidelizar os usuários.
Se analisarmos o caso apresentado acima, logo identificamos que o time em questão (sucesso do cliente) já apresentou sua estratégia para contribuir com o objetivo da empresa. Neste caso, o indicador que irá mostrar se eles estão contribuindo para o crescimento do negócio – ou não – é a quantidade de clientes que voltam a fazer negócio com a companhia.
Como atingi-las?
Para que uma companhia sinta os resultados do estabelecimento de metas, no entanto, será preciso uma mudança na cultura organizacional. Isso porque desenvolver um trabalho orientado a resultados demanda novas iniciativas e mudança de mindset.
Mapear a percepção do cliente, prestar contas da produção e analisar a produtividade são só algumas das tarefas que farão parte da rotina dos setores. E implementá-las não é tarefa fácil. Uma liderança comprometida será, mais do que nunca, necessária para esta jornada.
Além disso, em alguns casos, é preciso implementar ferramentas que ajudem no acompanhamento das demandas, realização de tarefas e, principalmente, análise de resultados.
Conte com uma consultoria empresarial para ajudar!
Saber por onde começar em uma situação como esta pode ser desafiador. Por isso, contar com uma consultoria empresarial pode ser o empurrão que a sua companhia precisa. Isso porque, por meio de uma equipe de consultores especializados, é possível analisar o processo como um todo, identificar os pontos de atenção e, além de tudo, auxiliar na criação das metas.
A Nordex é uma consultoria empresarial totalmente orientada para o sucesso do cliente. Atuamos desde a fase do planejamento, assim como o diagnóstico, desenvolvimento e implementação do plano de ações da reestruturação necessária, até o desenvolvimento Estratégico de Pessoas. Nossa metodologia própria possibilita um olhar sistêmico da operação e, principalmente, a operação focada na melhora da performance da companhia e seu crescimento sustentável.
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