
O que é Gestão Empresarial? Qual o benefício para médias empresas
February 25, 2022
O que é Securitização?
March 25, 2022A sustentabilidade deixou o status de tendência e passou a ser inevitável para todos as companhias que desejam fazer a diferença, engajar o público e, consequentemente, melhorar seus resultados. Por meio do conceito de ESG – sigla em inglês para meio ambiente, social e governança – cada vez mais negócios avançam em direção aos pilares do chamado capitalismo consciente.
E, acredite, isso não é coisa apenas de grandes companhias. Atualmente, empresas de todos os portes passaram a englobar em seu planejamento estratégico práticas ambientais, sociais e de governança.
Leia também: O que é Gestão Empresarial? Quais os benefícios para PMEs?
A definição de ESG não é nova, tampouco simples. Por isso, mais do que decorar ‘o que é’, precisamos entender os motivos pelos quais esta ideia ganhou força nos dias de hoje.
O que é ESG?
Pense nas grandes companhias de hoje. Tente imaginar o poder aquisitivo de cada uma, bem como seu tamanho e, principalmente, os impactos que geram na sociedade – sejam eles positivos ou negativos. Pensando neste cenário, foi criado um movimento que incentiva as organizações a reduzirem seus impactos ambientais, sociais e de governança.
Diferente do que muitos acreditam, no entanto, as práticas de ESG devem ser abordadas particularmente no planejamento estratégico do negócio e, sobretudo, devem ser metrificadas e monitoradas. Isso quer dizer que, como qualquer outra ação rotineira, ela deve conter um indicador específico que mede sua realização e os resultados gerados.
Leia também: Saiba como fazer seu negócio crescer em 2022!
Por que este conceito é importante para sua companhia?
Primordialmente, essas práticas geram valor para a organização. Isso porque, além de fazer o certo, os adeptos ao ESG possuem processos mais eficientes e sustentáveis – com uma utilização otimizada dos recursos e capital humano. Tais ações, não só atraem novos clientes, como tornam seu ambiente muito mais atrativo para novos talentos.
Uma empresa que conduz toda a sua operação desta forma gera um diferencial competitivo frente a outras companhias do mesmo setor, tem mais chances de aumentar sua lucratividade no longo prazo e, consequentemente, torna-se extremamente confiável para investidores, algo determinante para o seu crescimento.
Afinal, como implementar o ESG dentro da sua empresa?
Para entender como é possível integrar o conceito de ESG no dia a dia operacional da companhia, elencamos as ações de acordo com o seu pilar de atuação:
- Environmental (Meio ambiente): ações que visam a preservação do meio ambiente e dos recursos naturais, tais como redução da emissão de gases poluentes, logística reversa, reutilização de materiais, reformulação do descarte de resíduos sólidos etc.
- Social (Social): Diz respeito ao comprometimento da companhia com iniciativas que visam solucionar problemas de uma comunidade ou sociedade. Para isso, deve-se considerar pautas como direitos humanos, compromisso com as leis trabalhistas, investimento social, diversidade de gênero, raça, etnia entre outros.
- Governance (Governança): Esta frente está ligada a debates sobre o engajamento da companhia com a sua política de boas práticas. Fundamentalmente, isso envolve práticas anticorrupção, organização de conselhos, criação de canais de denúncia etc.
Sobre a Nordex
A Nordex é uma consultoria empresarial que atua desde a fase do planejamento, assim como o diagnóstico, desenvolvimento e implementação do plano de ações da reestruturação necessária, até o desenvolvimento Estratégico de Pessoas. Nossa metodologia própria possibilita um olhar sistêmico da operação e, principalmente, a operação focada na melhora da performance da companhia e seu crescimento sustentável.
Entre em contato conosco e agende uma conversa com nossos especialistas!