O que é Gestão Empresarial para médias empresas?
Artigos

O que é Gestão Empresarial? Qual o benefício para médias empresas

25 de fevereiro de 2022
Gestão empresarial para médias empresas

A verdade que ninguém te fala é a seguinte: todo negócio que deseja obter sucesso a longo prazo precisa de Gestão Empresarial. Por meio do estabelecimento de processos e sistematização do trabalho, é possível coordenar toda a operação de forma mais assertiva e, principalmente, potencializar os resultados. No caso das PMEs esta metodologia ainda se faz mais necessária. Por estarem em ascensão, estas empresas precisam de auxílio prioritário para identificar e aproveitar oportunidades.

Ainda que pareça algo óbvio para muitos, decerto pode não ser tanto assim. Isso porque muitos negócios ainda têm dificuldade em definir processos claros para suas equipes o que pode impactar negativamente em sua performance – principalmente, em pequenas ou médias empresas onde há menos mão-de-obra disponível.

Conhecer o conceito de gestão empresarial e aplicá-lo dentro da companhia pode abrir as portas no que diz respeito ao crescimento sustentável da sua empresa. Vamos imergir neste tema? Então, leia este artigo até o fim!

O que é Gestão Empresarial?

A Gestão Empresarial é definida como o conjunto de ações que visam conduzir uma empresa para a melhora constante de seus resultados. É importante destacar, contudo, que essas iniciativas devem acontecer simultaneamente em frentes primordiais. São elas:

  • Organização de processos diários
  • Controle financeiro
  • Recursos humanos
  • Administração de recursos materiais

De tal forma, para exercer seus benefícios no negócio, a gestão deve estar sempre alinhada ao desenvolvimento de estratégias e planejamentos. Isso tudo para que cada iniciativa colocada em prática pela equipe possa ser acompanhada, mensurada e, eventualmente, transformada. O mais importante de tudo é que o trabalho de gestão empresarial pode (e deve!) gerar melhora de resultados para a empresa.

Quem faz este trabalho?

Engana-se quem acredita que implementar um planejamento de gestão empresarial é tarefa única e exclusiva dos donos e sócios do negócio. Uma coisa temos que concordar: eles devem sempre estar engajados com a mudança e transformações necessárias. Agora, colocá-la em prática é outra história.

Imagine o quão complexo pode ser a construção dessa estratégia? Afinal, ela engloba todos os setores da empresa e sistematiza todo o processo operacional existente em cada um deles.

Para isso, existem empresas com conhecimento específico para auxiliar na condução deste trabalho. Isso porque, elas têm domínio de metodologias de imersão, que auxiliam no conhecimento aprofundado da companhia e as atividades determinantes para o crescimento da mesma. Além disso, eles podem traduzir essas informações em ações, métricas e metas.

Leia também: Meta X Indicadores – Entenda cada um deles?

Quais os benefícios da gestão empresarial?

Independentemente de cenário econômico, a verdade é que com estrutura e planejamento é possível obter crescimento sustentável. Decerto, quando nos encontramos em meio a crises as oportunidades se tornam mais escassas, e a evolução fica distante. Contudo, é aí que a gestão sistêmica de processos apura seu olhar e traz os insights necessários para que o negócio continue de pé.

Agora, ter comprometimento com a gestão, diante de um mercado aquecido, pode ser ainda mais determinante para a vida útil de uma PME. Afinal, ter processos eficientes geram diferencial competitivo perante as demais empresas do mesmo setor.

Sobre a Nordex

A Nordex é uma consultoria empresarial que atua desde a fase do planejamento, assim como o diagnóstico, desenvolvimento e implementação do plano de ações da reestruturação necessária, até o desenvolvimento Estratégico de Pessoas. Nossa metodologia própria possibilita um olhar sistêmico da operação e, principalmente, a operação focada na melhora da performance da companhia e seu crescimento sustentável.

Entre em contato conosco e agende uma conversa com nossos especialistas!

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Artigos Relacionados

Metodologias de Gestão Empresarial

Conheça as metodologias de Gestão Empresarial

Apesar do que muitos pensam, o bom trabalho de Gestão Empresarial pode alavancar de forma definitiva um negócio - ao passo em que, a falta dela, reduz sua relevância consideravelmente. Isso porque dificilmente uma empresa que cresce de forma desordenada e sem planejamento consegue se manter competitiva por muito tempo.
Turnaround X Recuperação Judicial

Turnaround X Recuperação Judicial: entenda a diferença!

Diferente do que muitos pensam, existem diversos recursos disponíveis - que vão muito além da Recuperação Judicial - para a empresa que deseja recuperar a sua performance e relevância no mercado. O Turnaround é um desses métodos.
Quando é preciso inovar?

Quando é preciso inovar?

Diante de um mercado volátil, inovar é indispensável. E não estamos falando de invenções mirabolantes que despendem tempo e investimentos incalculáveis para quem a faz. A inovação pode acontecer com uma simples mudança em um processo, modelo de negócios ou serviço/produto.
O que é Securitização?

O que é Securitização?

Para uma empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte, há diversas formas de captar recursos, seja por meio de empréstimos, abertura de capital, debêntures, entre outras opções. E a securitização de crédito? Você já ouviu falar deste método?
ESG

Como implementar o ESG nas empresas?

A sustentabilidade deixou o status de tendência e passou a ser inevitável para todos as companhias que desejam fazer a diferença, engajar o público e, consequentemente, melhorar seus resultados. Por meio do conceito de ESG, cada vez mais negócios avançam em direção aos pilares do chamado capitalismo consciente.
Saiba como fazer seu negócio crescer em 2022

Saiba como fazer seu negócio crescer em 2022

Ainda estamos diante de um cenário desafiador, isso é fato. Contudo, a expectativa de que 2022 será melhor do que os anos anteriores está cada dia mais sólida. Por isso, se você quer fazer o seu negócio crescer em 2022, será preciso observar este contexto e aproveitar as chances que aparecerem.
A verdade que ninguém te fala é a seguinte: todo negócio que deseja obter sucesso a longo prazo precisa de Gestão Empresarial.