
Como desdobrar as metas nos setores? Entenda!
January 12, 2024
Problemas comuns com fluxo de caixa – e como evitá-los!
February 2, 2024Você já ouviu falar de alavancagem financeira? Para muitos empreendedores, este termo causa calafrios. Afinal, o medo do endividamento ainda é uma constante no mercado brasileiro. Ainda assim, podemos afirmar que grande parte desse receio é fruto do desconhecimento e, até mesmo, falta de estratégia ao recorrer a este recurso.
Uma alavancagem em um momento decisivo para viabilizar ações traçadas no planejamento estratégico, por exemplo, podem ser determinantes para a performance do negócio. E, até mesmo, para sua longevidade.
A fim de desmistificar esse conceito, elencamos ao longo deste artigo tudo o que precisa saber sobre alavancagem financeira. Se você é líder de uma empresa e considera este recurso para tirar projetos do papel, leia o conteúdo até o final!
O que é a alavancagem financeira?
O conceito de alavancagem financeira é bastante amplo e se refere a uma série de práticas de investimento promovidas por empresas para multiplicar sua rentabilidade por meio de endividamento.
A metodologia consiste em fazer um investimento com um valor maior do que você possui em caixa, potencializando tanto sua margem de faturamento como os riscos de perda. Se houver sucesso, seu rendimento será astronômico. Por outro lado, o fracasso exigirá um grande esforço para cobrir a perda.
Há diversas formas de realizar uma alavancagem financeira. As mais comuns são: empréstimos, ações preferenciais e debêntures. Fato é que, para efetuá-lo, você precisa apresentar garantias para a operação. Desta forma, é possível assegurar que, mesmo com uma eventual perda, o valor devido será recebido.
Na prática, a alavancagem funciona com a empresa ou investidor identificando uma operação de risco com boa margem de sucesso e completando sua liquidez adicionando outros recursos. Sua única obrigação pós-operação será devolver a quantia perdida no prazo acordado. Porém, se não houver como honrar o compromisso, haverá incidência de juros sobre o valor faltante.
Quando recorrer e quando não recorrer a alavancagem financeira?
Rotineiramente, a alavancagem financeira é utilizada para financiar projetos e operações sem que, para isso, se utilize o patrimônio da organização. Além disso, é uma forma de participar de operações de grande risco quando não há capital financeiro o suficiente para tal. Se bem utilizada, ela poderá multiplicar seu rendimento e oferecer ótimos retornos.
Em outras palavras, a ideia principal deste artifício é, principalmente, potencializar a operação, vendas e, consequentemente, os lucros.
Ainda que seja uma opção comum, de fato, um negócio deve tomar certos cuidados antes de seguir este caminho – uma vez que trata-se de um investimento de alto risco.
Note que aumentar a alavancagem financeira do negócio significa aumentar proporcionalmente seu endividamento, a fim de obter maximização do retorno do capital investido. Com isso, o risco de perda também cresce excessivamente. Logo, se a companhia tiver qualquer problema no fluxo de caixa – combinado à falta de planejamento –, ela pode se prejudicar de forma irreversível.
Por isso, recomenda-se essa prática quando a empresa em questão possui uma reserva em caixa bastante confortável. Em contrapartida, as condições operacionais devem ser relativamente estáveis. Desta forma, você protege a empresa contra perdas de capital, caso elas aconteçam.
Também é desaconselhável investir valores acima daqueles que você conseguiria cobrir em uma eventual perda. Altos investimentos exigem reservas de segurança para evitar que um fracasso leve o investidor à falência.
Portanto, se pretende utilizar os recursos adicionais para alcançar valores muito altos e investi-los em apostas de alto risco, é fundamental guardar uma reserva financeira.
Sobre a Nordex Consultoria Empresarial
A Nordex é uma consultoria empresarial que atua desde a fase do planejamento, assim como o diagnóstico, desenvolvimento e implementação do plano de ações da reestruturação necessária, até o desenvolvimento Estratégico de Pessoas. Nossa metodologia própria possibilita um olhar sistêmico da operação e, principalmente, a operação focada na melhora da performance da companhia e seu crescimento sustentável.
Entre em contato conosco e converse com um especialista!