
5 Erros que destroem um planejamento estratégico
May 23, 2024
Gestão Interina: quando ela é necessária?
June 17, 2024Nem todo mau gerenciamento de uma empresa acontece devido a descaso ou falta de crença no potencial da organização. Algumas vezes, o motivo é exatamente o oposto: o empreendedor está com a visão apaixonada pelo negócio e não consegue visualizar erros e pontos de melhoria.
Obviamente, amar o negócio e ter uma visão positiva – mesmo nas situações difíceis – é essencial para buscar o sucesso. Contudo, isso não significa fechar os olhos para os desafios. Isso é o que chamamos de “visão apaixonada”, quando o gestor se recusa a enxergar o que está dando errado e, por este motivo, impede o negócio de alcançar o crescimento sustentável.
As consequências disso incluem dificuldades em se reinventar, falta de motivação dos colaboradores, enfraquecimento no mercado e alta probabilidade de endividamento.
Logo, para evitar tais situações, listamos abaixo quatro sinais de que sua empresa sofre com a visão apaixonada do gestor ou liderança. Leia com atenção e evite que esses problemas ameacem a continuidade da empresa!
4 sinais de uma visão apaixonada pelo negócio e como superá-los
1 – Concorrentes apresentam produtos melhores
Esta é uma das situações mais difíceis para a maioria dos empreendedores: quando a dinâmica do mercado mostra que o serviço de um concorrente é superior. Quando esta situação acontece com líderes que estão apaixonados pelo negócio, a dificuldade aumenta, pois elas se recusam a admitir que precisam aprimorar seu produto para voltar a ter competitividade.
Desta maneira, é muito comum que a diferença de qualidade entre produtos perdure por um longo período, sem que a empresa tome qualquer atitude para solucionar a questão. Nesta fase, é comum surgir o pensamento de que este é apenas um movimento natural do mercado e que o consumo de seus produtos, decerto, voltará a crescer.
Diante deste cenário, a solução mais prática é entender quais são os fatores que tornam o produto concorrente superior e igualar a qualidade. Para isso, é necessário admitir que a empresa se descuidou e foi momentaneamente superada.
2 – Produto apresenta falhas claras
Correlacionado ao problema anterior, um sinal bastante comum é a presença de falhas que, claramente, atrapalham nas vendas. Ainda assim, a gestão não enxerga tais problemas e, muitas vezes, atribui a culpa a outros fatores.
A princípio, esta falha não é estrutural, que impede o funcionamento do serviço ou produto. Comumente, ele permite que o material continue funcional, mas há algumas questões que não o tornam atraente para o público e precisam ser melhorados para potencializar suas vendas.
Um empreendedor apaixonado, mesmo diante do baixo índice de vendas, se recusa a acreditar que o motivo seja o mau desenvolvimento do seu produto, pois não consegue enxergar suas falhas. Apenas quando ele admitir a realidade o problema será corrigido, pois terá de vir dele a ordem para replanejar o produto.
3 – Não há demanda para o produto
Há mais ou menos uma década atrás, houve a “onda das paletas mexicanas” no Brasil, onde essa sobremesa se tornou muito consumida e, por fim, motivou a criação de diversas paleterias. Esse movimento estimulou a existência de mais demanda do que oferta em uma mesma região. Como à época a procura era acima da média, os reflexos não eram perceptíveis, mesmo com essa sobrecarga.
Mas o tempo passou, as pessoas pararam de se interessar pelo consumo de paletas mexicanas e, as poucas que ainda compravam, focaram em apenas um fornecedor. Logo, muitos donos de paleterias viram o salão esvaziar e as geladeiras continuarem cheias.
Empreendedores que observavam o mercado com racionalidade mudaram o foco do negócio para produtos semelhantes, mas que estavam mais próximos dos hábitos de consumo brasileiro. Outros, que preferiram acreditar que a onda das paletas voltaria, permaneceram imutáveis e, naturalmente, apresentaram problemas de caixa em pouco tempo.
Esses empreendedores que decidiram não se adaptar estavam apaixonados pelo negócio, provavelmente impulsionados pelo ritmo crescente do consumo anterior. Com isso, pararam de enxergar que a demanda não existia mais.
Fato é que a queda abrupta de demanda é muito comum no mercado volátil ao qual estamos inseridos. Cada novo lançamento pode, a qualquer momento, mudar definitivamente os hábitos de consumo dos cidadãos. Os streamings substituíram as locadoras, enquanto o surgimento das plataformas digitais de música restringiram o mercado de CD’s a colecionadores.
Cabe a cada empresa adotar um olhar racional sobre o cenário e, diante de adversidades, se adaptar, oferecendo um serviço semelhante, por exemplo.
4 – Não reconhecer um mau planejamento
No dia a dia de uma empresa, é bastante comum realizar planejamento estratégico para a execução de um projeto. Porém, o mercado é instável e, muitas vezes, as condições vão apresentar desafios que você não previu com antecedência – obrigando a realizar modificações no seu planejamento.
Porém, algumas vezes o planejamento pode ser mal estruturado por conta de diversos motivos, desde falta de tempo adequado para sua construção a divergências criativas. De qualquer modo, mudanças são necessárias, e cabe ao empreendedor consciente reconhecer que ele precisa recomeçar o processo.
Quando ele está apaixonado pelo negócio, dificilmente conseguirá reconhecer o mau planejamento sem o auxílio de outras lideranças. Isso porque ele não consegue perceber que, mesmo dando o melhor de si, as coisas não estão progredindo conforme espera. É algo natural, que não deve ser temido, mas sim reconhecido o quanto antes para iniciar o processo de retomada. Tempo é algo fundamental na reconstrução de um planejamento.
Sobre a Nordex, uma consultoria Boutique!
A Nordex é uma consultoria empresarial que atua desde a fase do planejamento, assim como o diagnóstico, desenvolvimento e implementação do plano de ações da reestruturação necessária, até o desenvolvimento Estratégico de Pessoas. Nossa metodologia própria possibilita um olhar sistêmico da operação e, principalmente, a operação focada na melhora da performance da companhia e seu crescimento sustentável.
Entre em contato conosco e converse com um especialista!