
Quais os desafios da liderança feminina?
November 18, 2022
Planejamento estratégico 2023: é hora de começar!
November 29, 2022Independentemente do setor de atuação, uma coisa é fato: encontrar soluções que melhoram a performance do negócio, com baixo investimento, e que geram ganhos rápidos brilha os olhos de qualquer líder de negócio. E se disséssemos que isso é possível aplicando uma metodologia chamada Quick Wins?
Quick wins é um conceito que se refere a vitórias rápidas. Resumidamente são pequenas mudanças que todo gestor pode fazer com rapidez e baixo custo para extrair mais produtividade do time, otimizar os processos internos e potencializar os ganhos.
Nesse artigo vamos explicar tudo sobre este conceito para que você consiga colocar em prática e, o melhor: sem precisar implementar um projeto que parece não ter fim! Continue a leitura.
Leia também: Quais os desafios da liderança feminina?
O que são quick wins?
Como dito acima, a tradução deste termo em inglês significa “vitórias rápidas”. Trata-se de um conceito que aplica mudanças simples e ágeis com a finalidade de acelerar e aperfeiçoar os processos internos de um negócio.
Na prática, podem ser alterações que refletem em um processo específico ou na empresa como um todo. O importante, contudo, é que sejam ações de rápida implementação – que sejam praticadas em poucas semanas.
E, ainda que estas ações não exijam planejamento como um projeto normalmente demanda, é necessário que as pessoas envolvidas conheçam muito o negócio para identificar os pontos de melhoria e, acima de tudo, precisam ter disciplina para executar as mudanças e garantir bons resultados.
Como aplicar as quick wins
Como vimos, as quick wins são capazes de alavancar os resultados de uma empresa com rapidez e facilidade de aplicação. Para colocar em prática, no entanto, existem alguns passos que auxiliam no processo de organização e execução. Elencamos esses pontos abaixo. Acompanhe!
Conheça os problemas
É importante ter conhecimento sobre todo o negócio, seja em relação aos processos internos ou no relacionamento com o cliente. Só assim, será possível localizar os gargalos que as quick wins devem resolver.
Procure os pontos críticos e defina uma ordem de prioridade para tratá-las. Isso garantirá a assertividade das iniciativas estabelecidas.
Avalie as possibilidades
Com a lista de dores em mãos, é mais fácil de reunir o time e debater sobre as propostas de soluções. Esse é o momento de levantar questionamentos, tais como: “Onde essas ideias vão nos levar?”, “Qual é a nossa visão de futuro?”, “Essas ideias estão alinhadas com a cultura da nossa empresa?”.
Ter clareza sobre os próximos passos vai dar mais agilidade ao processo e evitar que a equipe se perca no meio do caminho.
Coloque as mudanças em prática
Chegou o momento mais esperado! Como as quick wins têm a finalidade de gerar benefícios com mudanças práticas e de rápida execução, é importante usar métodos e ferramentas simples que não impactem a rotina do negócio de maneira abrupta.
Organize as etapas de implementação e compartilhe com todo o time quais serão os passos e o motivo das alterações. Isso garantirá transparência a todo o processo. Além disso, você terá em mãos a ferramenta necessária para engajar a equipe em todas as ações de mudança.
Analise os resultados
Com as alterações colocadas em prática, é hora de mensurar os resultados. Para fazer esse comparativo, estude os números de antes e depois das quick wins. O resultado foi positivo? Significa que o processo está mais consistente, assim como a produtividade e a qualidade melhoraram.
Maneiras de implementar quick wins
Há muitas formas de alcançar vitórias rápidas e elas podem ser aplicadas em diversos processos de um negócio. Confira alguns exemplos de quick wins:
- Investir em ferramentas de gestão do tempo que contribuem para a produtividade do time
- Definir reuniões de alinhamento
- Divulgar comunicados internos com resultados da empresa
- Capacitar os colaboradores
- Excluir processos burocráticos
- Criar landing pages e formulários para capturar leads de clientes
Estas são algumas das pequenas mudanças que refletem na potencialização de resultados. Elas irão auxiliar tanto na melhora do clima organizacional – que se traduz em uma equipe engajada e produtiva – quanto no que diz respeito aos lucros da empresa.
Conclusão
As quick wins têm o objetivo de melhorar os processos e devem, acima de tudo, agregar valor ao negócio. Fato é que não faltam motivos para o mercado correr para aplicar tal metodologia.
Afinal, são alterações eficazes, de baixo risco e custo, e podem ser implementadas ao identificar qualquer problema ou até mesmo para otimizar algum processo, sem que seja necessário dedicar uma equipe para desenhar e executar um projeto de alta complexidade.
Contudo, temos que ter atenção. Alcançar resultados rápidos é útil para muitas companhias, mas é apenas o início do processo de planejamento estratégico estabelecido. Para obter ganhos duradouros, consistentes e, mais do que isso, garantir o crescimento sustentável do seu negócio, é preciso um trabalho contínuo de consultoria e gestão empresarial sistematizada.
Sobre a Nordex Consultoria Empresarial
A Nordex é uma consultoria empresarial que atua desde a fase do planejamento, assim como o diagnóstico, desenvolvimento e implementação do plano de ações da reestruturação necessária, até o desenvolvimento Estratégico de Pessoas. Nossa metodologia própria possibilita um olhar sistêmico da operação e, principalmente, a operação focada na melhora da performance da companhia e seu crescimento sustentável.
Entre em contato conosco e agende uma conversa com nossos especialistas!