
Quando contratar uma consultoria empresarial?
August 26, 2022
Vamos falar sobre inovação aberta?
September 6, 2022A liderança é o propósito e um marco para muitos profissionais, independentemente do setor em que atuam. E, de fato, assumir esse papel, não só traz um reconhecimento do potencial e horas de dedicação, como pode contribuir – e muito! – para o desenvolvimento profissional e, até mesmo, pessoal de cada um. Ainda assim, uma coisa precisa ficar clara: a liderança é cercada de desafios. Para superá-los, será preciso, acima de tudo, preparação.
Em primeiro lugar, são muitas as competências que qualificam a boa liderança. Resiliência e escuta ativa, por exemplo, fazem parte das indispensáveis. Mas isso não significa que existe uma combinação perfeita de habilidades. Cada indivíduo tem sua personalidade e vivência. São exatamente essas experiências únicas e específicas que alimentam o repertório do líder para que se torne um grande ‘solucionador’ de problemas.
Em minha jornada como consultora e coach executiva, trabalhei tanto com profissionais que iriam assumir um cargo de liderança, quanto aqueles que já tinham essa posição. Sabe o que ambos tiveram que compreender? O reconhecimento dos principais desafios é fundamental para o desenvolvimento de um bom líder.
Quer entender quais são essas barreiras? Se você é líder – ou irá se tornar um em breve – proponho que utilize os insights abaixo para aprimorar seu conhecimento e, mais do que isso, preparar-se para esta fase.
Leia também: Quando contratar uma consultoria empresarial?
Mas, afinal, quais são os desafios da liderança?
Já adianto de antemão que não existe uma lista fixa de desafios. E muito menos que tais desafios valem para todos os segmentos. Se fosse assim, liderar seria muito mais simples. A verdade é que as particularidades de cada empresa influenciam diretamente na condução dos processos operacionais e, consequentemente, na gestão de cada equipe.
O papel do líder é fundamental para a organização. Isso significa que suas escolhas podem ser decisivas para a saúde do negócio. Diante deste cenário, é comum que os gestores – desde os novatos até os mais experientes – se sintam pressionados e deixem as pontas soltas. Existem alguns fatores que contribuem para o surgimento desses gaps. São eles:
- Baixo foco no desenvolvimento dos integrantes da equipe
- Ausência de um canal de comunicação aberto com o time
- Falta de processos bem estruturados
- Falta de transparência nas relações
- Dificuldade em delegar tarefas
- Falta de confiança com os integrantes
- Entre outras!
Muitas vezes, essas situações acontecem sem que o líder perceba. Afinal, assumir a liderança significa conciliar a operação – que pode ser diferente para um líder – com a gestão de pessoas. Ainda assim, é importante atentar-se, pois, caso não sejam corrigidos, essas barreiras podem resultar na falta de engajamento dos colaboradores, queda da produtividade, aumento do trabalho e, até mesmo, redução de faturamento/lucro.
Leia também: Evite perda de receita financeira na sua empresa!
Como se preparar para tais desafios?
Preocupar-se em estabelecer uma conexão com a equipe é um bom jeito de preencher as lacunas da liderança. Lembre-se que a partir de agora a gestão de pessoas é tão parte da sua rotina quanto os processos operacionais. Em tempos como o que vivemos agora, onde a volatilidade e instabilidade fazem parte do dia a dia, essa proximidade será importante para transmitir confiança, solidez e, principalmente, para manter a equipe engajada.
Ter um mentor com quem possa compartilhar experiências e ouvir conselhos também pode ser bastante esclarecedor. Isso porque a visão externa que o conselheiro tem do negócio pode oferecer soluções viáveis para as barreiras que enfrenta. Dedicar um tempo para fazer cursos, ler livros e assistir filmes também é ótimo para ampliar o repertório.
E, ainda, fazer um processo de Coaching também pode ajudar. Afinal, ele oferece a oportunidade de aprofundar o seu autoconhecimento, reconhecendo suas virtudes e vulnerabilidades. Atributos estes bastante relevantes para a gestão de equipes e processos.
Gostou desse conteúdo? Acompanhe a Nordex Consultoria Empresarial pelas redes sociais e fique por dentro do nosso conteúdo sobre Gestão Empresarial!
Acesse o nosso site, preencha o formulário e solicite o contato de um especialista!