
O que o aumento de RJ nos ensina sobre Gestão Empresarial
August 11, 2023
Entenda a importância de fazer uma pesquisa interna!
August 31, 2023Um conceito muito popular no mercado é o de governança corporativa. Com certeza você já ouviu que este é um elemento fundamental para garantir uma atuação responsável da empresa, mas você sabe exatamente por quê?
Entender o que é governança vai te ajudar a compreender como funciona a organização de uma empresa. Políticas internas sempre devem ser instauradas e respeitadas para garantir que todos os colaboradores atuem seguindo os mesmos valores. Além disso, elas servirão como base para uma atuação mais transparente e respeitosa com os parceiros e clientes.
O que é governança corporativa?
Em resumo, governança é um conceito que estabelece regras de comportamentos e valores que alicerçam a atuação de uma organização. Elas são importantes para promover transparência de ações para os clientes e fortalecer os conceitos de ética da empresa, além de prevenir fraudes e corrupções dentro da organização.
A princípio, este conceito existe porque a empresa deseja transmitir seus princípios a investidores, potenciais clientes, stakeholders e colaboradores. Mas, mais do que isso, a governança é um modelo de administração que visa uma atuação responsável e sustentável, não colocando a lucratividade como prioridade.
Neste modelo, as decisões corporativas são sempre pautadas na ética, na transparência, segurança dos colaboradores e do meio ambiente, e no crescimento pessoal das suas equipes, sem esquecer a geração de resultados
Por este motivo, este conceito é tão importante – principalmente quando falamos sobre governança sustentável e ESG. Empresas que possuem compromisso com um mercado corporativo menos danoso, tanto aos profissionais que nele atuam quanto ao meio ambiente, precisam implementar iniciativas que escancarem tal preocupação.
Sem as técnicas de governança, não há como ter uma atuação eficiente e comprometida com um desenvolvimento sustentável.
Entenda mais da importância da governança no tópico a seguir!
A importância da cultura de governança corporativa
Uma organização consciente, colaboradores mais responsáveis e presença corporativa forte no mercado. Esses são três dos benefícios mais claros que a governança proporciona.
Os resultados não são imediatos. Por vezes, o impacto da implementação de uma governança leva meses para ficar evidente, dando a falsa impressão de que ela não funciona. Mas basta ter paciência para notar sua importância.
Uma organização socialmente consciente
Uma empresa que adota práticas de governança corporativa baseia todo o seu funcionamento na transparência, respeito e comprometimento social. Com uma atuação ética, o risco de corrupção interna é eliminado e o nível de confiabilidade da empresa aumenta consideravelmente.
Seguindo a linha de atuação implementada pela governança corporativa, desenvolve-se em todo o corpo de trabalho da empresa o pensamento consciente. Pautados constantemente pela ética e respeito com o próximo, os colaboradores atuarão de maneira colaborativa, sem abrir brechas para fraudes ou beneficiamento ilícito, comprometidos com a transparência na execução de cada atividade.
Isso pode parecer pouco prioritário. Contudo, vimos com o recente caso Americanas que práticas pautadas pela transparência e ética fazem diferença, não só na reputação da marca, mas também em seus resultados financeiros. Afinal, a crise na varejista deu-se por inconsistências contábeis – fruto de práticas ilícitas.
Com esta unidade de pensamento sincronizada, é quase certo que os valores da empresa estarão presentes no dia a dia das equipes, sendo refletidos nos resultados apresentados.
Colaboradores mais focados e responsáveis
Sendo pautados pela ética e transparência, a tendência é de que os colaboradores da empresa direcionem sua atenção em seu próprio desempenho, comprometidos com os resultados que podem gerar.
E colaboradores mais focados apresentam resultados melhores. A qualidade dos projetos aumenta consideravelmente e a relação com parceiros e clientes se torna mais forte, potencializada pela imagem positiva criada no mercado.
Ainda, como estão comprometidos com a honestidade e transparência nas suas ações, se tornam mais responsáveis. Isso porque, ao invés de se contentar com entregas básicas, niveladas pela baixa qualidade, as equipes se esforçam para valorizar a confiança, se dedicam a entregar o melhor resultado e assumem responsabilidade por suas atitudes.
Presença corporativa forte no mercado
Por meio de uma presença corporativa forte no mercado, a empresa prospera comercialmente e cria novas oportunidades. E mais uma vez isso é consequência de uma governança corporativa preocupada em preparar o time para consolidar o propósito e valores da empresa para os clientes.
Quando a equipe adota os princípios da empresa como se fossem seus próprios valores, agindo com transparência e honestidade, o mercado absorve essa imagem e a imprime para o público consumidor.
Para o gestor que deseja ser reconhecido por uma marca inspiradora, livre de corrupção, o sistema de governança corporativa é o melhor caminho.
O que é governança sustentável?
A governança corporativa também pode ser sustentável. Ou seja, seu código de conduta visa, não só princípios éticos, como também medidas que preservem o meio ambiente e o bem estar dos colaboradores.
Boa parte das vezes, a governança sustentável é uma das medidas implementadas quando a empresa deseja desenvolver suas práticas de ESG. Ou seja, faz parte de uma atitude ecológica e socialmente positiva da organização, com o fim de adaptar o processo produtivo às iniciativas consideradas sustentáveis.
Para construí-la, no entanto, o primeiro passo é definir como a empresa pode ser mais sustentável em seu meio atuante. Na área da construção civil, por exemplo, o uso da água, energia, além dos impactos na localização são algumas das externalidades que podem ser mitigadas.
A governança sustentável, aliada às práticas ESG, também pede que você trabalhe em prol do bem estar do time. Afinal, tomar atitudes que trazem mais equidade, responsabilidade e transparência para sua organização é fundamental para que esta metodologia dê certo.
Muitos gestores se preocupam com a parte da preservação e negligenciam as iniciativas voltadas para público interno. O resultado disso é uma percepção de que o discurso da companhia não condiz com suas ações. Entenda que, por mais que os colaboradores disseminem o discurso de honestidade e respeito, se eles não veem na prática, deixam de acreditar na marca.
Se você está com dificuldades de reestruturar sua empresa e despertar o potencial máximo que ela pode te oferecer, conte com a Nordex. Com a nossa consultoria empresarial, juntos vamos encontrar as melhores soluções para o seu problema e destacar sua marca no mercado. Fale com nossos especialistas!