
Tudo que precisa saber sobre atendimento ao cliente
September 9, 2022
Por que se preocupar com a pauta ESG?
October 13, 2022Uma coisa é certa: uma empresa, independentemente da sua área de atuação, precisa de departamentos estruturados para funcionar totalmente. Você consegue imaginar qualquer negócio crescendo de forma sustentável sem os setores administrativo, financeiro, marketing, operação e vendas? É muito difícil de idealizar. E quanto a gestão de pessoas? Consegue projetar a evolução de uma organização sem ela?
À primeira vista, pode até parecer que sim. Contudo, o capital humano é um dos pilares de sustentação das organizações. Dificilmente qualquer um dos setores citados acima operariam sem a existência de colaboradores. Por isso, não podemos dispensar a gestão de pessoas do contexto operacional da empresa. Sem ela, não seria possível ter uma equipe satisfeita, feliz e produtiva.
Em meus anos de experiência como consultora e coach executiva, sei o quanto é desafiador para a liderança manter uma rotina de gerenciamento dos colaboradores. Principalmente, se levarmos em consideração que muitos se tornaram líderes por se destacarem tecnicamente em seus respectivos ofícios. Sem qualquer experiência prévia em coordenação.
Por isso, nos próximos parágrafos, vou esclarecer como englobar essa frente no dia a dia operacional da empresa. Acompanhe!
Leia também: Tudo o que você precisa saber sobre atendimento ao cliente!
Por que a Gestão de Pessoas é importante?
A gestão de pessoas começa, antes de mais nada, pelo recrutamento e seleção dos profissionais que irão atuar em cada área da empresa. Além disso, também é preciso considerar parte do escopo o acompanhamento e desenvolvimento dos colaboradores: desde o processo de definição de remuneração e trâmites legais, até o treinamento do profissional recém-chegado.
É muito comum vermos, em empresas maiores, uma área exclusivamente direcionada para o cuidado de pessoas. Neste caso, há diversos nomes que podem ser atribuídos ao segmento em questão. São eles: Gente & Gestão, Pessoas & Organização, Capital Humano e, a mais conhecida, Recursos Humanos.
Tenha em mente que, mais do que um nome bonito, este setor é, acima de tudo, um parceiro estratégico para o negócio. Afinal, só é possível alcançar objetivos e bater metas com uma equipe motivada, engajada e que, acima de tudo, conhece o seu papel dentro dos planos estratégicos da companhia – ou seja, se sente parte do todo. Lembre-se, o desenvolvimento só é obtido com pessoas.
Leia também: Vamos falar sobre inovação aberta?
Quais são os benefícios de estruturar esse setor?
Posso afirmar que a empresa irá colher muitos frutos ao englobar a gestão de pessoas em seu dia a dia. E isso não vale só para as organizações que possuem um RH. Colocar em prática algumas iniciativas já fazem uma grande diferença no que diz respeito à gestão da mudança.
Por isso, para que a gestão de pessoas chegue a seu propósito, o ideal é que ela tenha uma ‘visão de águia’ do negócio. E o que isso significa? Que ela deve visualizar a companhia como um todo: Desde a definição do planejamento estratégico – que envolve todas as áreas – até a integração das equipes na aplicação das ações.
É importante esclarecer também que a gestão de pessoas não é responsabilidade apenas do RH – caso o negócio conte com um. O setor é encarregado, principalmente, das diretrizes e processos que suportam a parte administrativa/burocrática.
Mais do que isso, o gerenciamento dos colaboradores é uma responsabilidade também dos líderes de cada setor. Afinal, mais do que executar tarefas operacionais, cabe a ele planejar o desenvolvimento dos integrantes do time, apoiar e estimular cada profissional em sua trajetória dentro da organização. Neste contexto, a área de gestão de pessoas dá o apoio necessário ao coordenador.
Eficiência e crescimento
Por fim, a gestão eficiente de pessoas se mostra cada dia mais indispensável. E por uma razão bastante relevante. Imagine uma empresa que cresceu de forma acelerada nos últimos meses. Sem um trabalho adequado de suporte ao capital humano, os colaboradores não irão se desenvolver na mesma proporção do negócio. Consequentemente, toda a operação pode presenciar consequências negativas pela falta de estruturação.
Entenda que, quanto mais organizado e bem definidos os processos desta área, mais clareza se tem quanto aos papéis e responsabilidades de cada um. Isso é bom para a companhia, que passa a contar com equipes mais produtivas e, também, para os profissionais – que passam a visualizar um plano de carreira.
Gostou desse conteúdo? Acompanhe a Nordex Consultoria Empresarial pelas redes sociais e fique por dentro do nosso conteúdo sobre Gestão Empresarial!
Acesse o nosso site, preencha o formulário e solicite o contato de um especialista!