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Assim como estudantes, os colaboradores de uma empresa estão em constante desenvolvimento. De modo que também cabe à organização facilitar um ambiente que ofereça oportunidades de crescimento e melhoria.
Afinal, uma empresa é feita de pessoas. E, por mais clichê que essa frase pareça, é o investimento em Gestão de Pessoas que vai garantir uma equipe engajada, produtiva e comprometida com os objetivos do negócio.
Neste artigo, você vai entender a importância do feedback para construir um ambiente interno mais colaborativo e produtivo.
O que é um feedback?
O feedback é uma ferramenta de Gestão de Pessoas que convida colaboradores e gestores para trocarem avaliações sobre o desempenho no ambiente de trabalho. Ou seja, “dar um feedback” significa reconhecer e estimular comportamentos que estão em conformidade com as expectativas da empresa. Ao passo que essas devolutivas podem ser positivas ou construtivas, a depender dos critérios analisados.
Por isso, é importante que o feedback seja sempre uma via de mão dupla. A ideia não é criticar o trabalho dos colaboradores sem ouvir o que eles têm a dizer. Pelo contrário, esse processo deve estabelecer critérios claros, específicos e objetivos para estimular a resposta do outro lado também.
Por que o feedback é importante?
De acordo com um estudo conduzido pela empresa de consultoria McKinsey, entre os motivos que levam os colaboradores a pedirem demissão estão: ausência de plano de carreira, metas inviáveis e lideranças despreparadas.
Em outras palavras, os colaboradores esperam um ambiente de trabalho que os valorize e respeite. Isso passa por colocar o desenvolvimento profissional à frente dos resultados do negócio. E é exatamente nesse ponto que o feedback pode ajudar. Entenda como:
- Melhora contínua no desempenho: Ao fornecer informações relevantes sobre o desempenho do colaborador, a empresa permite a construção de um ambiente propício para o aprendizado contínuo.
- Alinhamento de expectativas: Por outro lado, o feedback também pode funcionar como um espaço para tirar dúvidas e alinhar expectativas em relação às metas estabelecidas. Isso aumenta a eficácia, reduz mal-entendidos e contribui para um ambiente mais harmonioso.
- Construção de vínculos duradouros: Se conduzido de forma construtiva e respeitosa, um feedback pode favorecer a proximidade entre colaboradores e empresa. Isso porque estabelece um espaço onde os colaboradores se sentem confortáveis para compartilhar dores e sugestões.
- Aumento no engajamento: Uma vez reconhecidos e estimulados, os colaboradores tendem a se sentir mais motivados para realizar as atividades do dia a dia com mais empenho e dedicação.
- Decisões mais estratégicas: A partir dos apontamentos que surgem durantes os feedbacks, a gestão pode ajustar estratégias e processos para otimizar o trabalho da equipe e melhorar a eficiência operacional.
Como dar um feedback efetivo?
Em síntese, o objetivo do feedback é impulsionar o crescimento individual e coletivo da equipe. Fato é que um feedback construtivo contribui para um ambiente de trabalho saudável, mas como garantir a eficácia dessa prática?
Aqui, reunimos 5 dicas que podem ajudar a formular um feedback acolhedor e efetivo:
Mantenha a objetividade
Um feedback bem-sucedido deve ser específico. Certifique-se de trazer fatos e observações de maneira imparcial, destacando objetivamente o comportamento profissional que você pretende ressaltar. Evite os julgamentos sobre a identidade dos colaboradores. O foco deve ser no comportamento profissional, a situação ocorrida, o comportamento que a pessoa teve e o impacto deste comportamento.
Escolha o momento adequado
O momento para os feedbacks é muito importante. Se uma pessoa estiver sob pressão, é mais provável que ela não esteja aberta a ouvir críticas, mesmo as construtivas. Por isso, cuide para que o momento do feedback seja oportuno, e assim, garantir que ninguém vai se sentir constrangido ou pressionado.
Procure fazer feedbacks regulares
Defina uma periodicidade e um formato para os feedbacks da empresa. Isso pode tranquilizar os colaboradores, pois eles já sabem o que esperar desse momento.
Reserve um momento para ouvir o outro lado
Como reforçamos anteriormente, o feedback deve ser uma via de mão dupla. Isto é, oferecer espaço para que os colaboradores compartilhem suas perspectivas também. Nesse momento, procure adotar uma atitude empática e ceder abertura para o diálogo.
Ajude a identificar caminhos construtivos
Se disponibilize para ajudar a pessoa a encontrar caminhos alternativos para melhorar o desempenho e proponha formas de acompanhar esse progresso. Isso mostra que você não está pensando apenas na melhoria dos resultados, mas sobretudo no desenvolvimento profissional dos colaboradores.
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