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A princípio, entender a maneira como pensam é o objetivo de tal ação. Afinal, muitas vezes perdemos boas sugestões porque muitos acreditam que não tem voz dentro da organização. Por esse motivo, criar um espaço de escuta estimula a manifestação de pensamentos – fazendo com que todos se sintam importantes – e ainda proporciona ideias que podem agregar muito à empresa.
O que é pesquisa interna?
Por isso, antes de falar sobre sua importância, vamos definir brevemente o que é este conceito.
Trata-se de uma metodologia de coleta de dados internos com base na escuta de colaboradores da empresa. Com ela, o RH e os cargos de liderança entendem como pensam suas equipes, medem o nível de satisfação com as políticas da organização e planejam as estratégias de melhorias futuras.
Normalmente, utiliza-se o formulário online para realização da pesquisa – sendo possível, até, responder de forma anônima. Contudo, este método pode variar de caso para caso.
É importante compreender, no entanto, que a relação de perguntas pode conter, tanto questões qualitativas, quanto quantitativas, sobre ambiente de trabalho, relação com os colegas e atuação das lideranças.
A importância e os objetivos da pesquisa interna
Primordialmente, o objetivo da pesquisa é identificar deficiências e desencontros de expectativa na empresa com base na visão dos próprios colaboradores. Nela, também é possível identificar – a fim de potencializar – pontos fortes e acertos das gestões.
Consequentemente, é possível não só entender o que devemos consertar do passado como, também, para onde precisamos seguir no futuro. Afinal, alinhando as expectativas de colaboradores e organização, encontramos um ponto de equilíbrio que viabiliza uma gestão estratégica de pessoas.
Com isso, podemos dizer que um dos maiores benefícios de se utilizar a pesquisa interna é encontrar o caminho do sucesso junto com o time. Entendendo quais medidas o time vai aprovar, há economia do tempo que antes era perdido testando estratégias.
Por outro lado, este recurso também proporciona um senso de pertencimento nos colaboradores. Ao ter sua opinião valorizada e implementada pela organização, o profissional se sentirá parte fundamental da rotina operacional, independentemente de sua área.
Isso afeta positivamente seu comprometimento em entregar o melhor resultado sempre, mantém sua determinação e reforça ainda mais seu compromisso com os valores da companhia.
Outro fator que ressalta a importância da pesquisa interna é a permanência de talentos. Criando um clima organizacional compatível com os interesses dos colaboradores, a tendência é que se sintam motivados a continuar.
Do aspecto operacional e financeiro, reduzir essa taxa de turnouver auxilia a reduzir custos, uma vez que, sempre que fazemos uma nova contratação, investimos muito tempo e recursos para treinar esse colaborador e deixá-lo familiarizado com a metodologia de trabalho.
Como realizar uma pesquisa interna
Primeiramente, entenda que existem inúmeras metodologias de aplicação de pesquisa e uma delas, certamente, irá se adequar às suas necessidades de avaliação. Por isso, recomendamos que, antes de mais nada, pesquise e conheça todos esses métodos.
Feito isso, siga o passo a passo abaixo para planejar a sua primeira pesquisa:
Passo 1:
Defina quais setores serão avaliados e se todos receberão a mesma versão de teste. Em alguns casos, pode ser necessário modificar, mesmo que sucintamente, algumas perguntas, a depender do cargo da pessoa que irá responder, por exemplo.
Passo 2:
Estipule o período de pesquisa. Os profissionais terão um dia e horários específicos para participar da dinâmica ou terão um tempo maior para responder as perguntas? Haverá alguma ação explicativa antes do documento ser lançado?
Passo 3:
Elabore um comunicado para os participantes e o envie com antecedência. Explique tanto como a dinâmica vai funcionar, quanto a importância de responder com sinceridade a cada um dos questionamentos. Não se esqueça de ressaltar que a participação é anônima, para deixar os colaboradores mais confortáveis.
Passo 4:
Escolha uma plataforma de questionário online. Existem muitas ferramentas disponíveis hoje. Algumas delas são: SurveyMonkey, Mailchimp, Survio e Google Forms. Basta escolher a mais adequada.
Passo 5:
Defina as etapas do questionário. Para uma melhor organização, separe o questionário por sessões: visão geral da empresa, visão sobre o seu setor, relacionamento com colegas e gestores e, por último, separe um espaço para sugestões.
Caso a empresa tenha um plano de ação que deseja implementar futuramente, é uma ótima oportunidade de verificar se os colaboradores se sentirão confortáveis com ele. Portanto, coloque ele para avaliação.
É importante mesclar perguntas quantitativas com qualitativas. Ou seja, proponha o espaço para o colaborador se expressar, em contrapartida também abra espaço para respostas objetivas.
Passo 6:
Dispare o formulário para os colaboradores e aguarde o fim do período de teste.
Passo 7:
Depois que receber todas as respostas, inicie o trabalho de análise do feedback. Para melhor aproveitamento, recomendamos que esta tarefa seja feita em um dia em que todas as lideranças possam estar em uma reunião presencial.
Passo 8:
Por fim, elabore um relatório de resultados e, com base nele, estruture os próximos passos. Não se esqueça de agradecer a participação de todos e reforçar que ela foi de fundamental importância para o bem estar de todos na empresa.
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