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December 23, 2022O volume de dados que a era digital proporciona às empresas cresce com rapidez. Ainda assim falta conhecimento para usar essas valiosas informações. Por isso, é importante compreender e aplicar estratégias para que sua companhia se torne data driven.
Uma vez que os dados têm a capacidade de orientar tanto o planejamento estratégico quanto às tomadas de decisão, aqueles que souberem usufruir da metodologia, certamente, vão alcançar um patamar de destaque. Rumo ao crescimento sustentável.
Continue a leitura para entender tudo sobre uma empresa data driven.
O que é data driven?
O conceito de data driven se refere ao uso inteligente dos dados. Dessa forma, processos e decisões são alicerçados em dados que, anteriormente, foram capturados e analisados. Essa prática é muito mais assertiva e eficiente do que apoiar-se em suposições ou, até mesmo, experiências de “acerto e erro”.
Assim, é preciso compreender que não se trata de uma ferramenta, e sim de uma metodologia que oferece mais precisão a gestão empresarial. Consequentemente, o negócio aproveita melhor as oportunidades e se antecipa a problemas e tendências que surjam, eventualmente.
Diferente do que muitos pensam, o data driven pode – e deve – ser aplicado em qualquer empresa. Isso porque ele tem como finalidade aperfeiçoar as estratégias e tornar a operação cada vez mais inteligente e produtiva.
Contudo, para que isso aconteça é preciso desenvolver um processo operacional próprio. Para isso, será necessário utilizar recursos que mapeiam e armazenam dados internos e externos.
A vantagem disso é que, além de compreender o mercado que está inserido – ao adquirir conhecimento sobre o público de consumo, produtos, concorrentes e fornecedores etc.- a organização pode visualizar informações dela mesma. Em ambos os casos, os dados coletados auxiliam gestores nas tomadas de decisão.
Então, para ser uma empresa data driven é necessário que os dados sejam utilizados de maneira integrada em todos os seus processos. Ou seja, as informações são armazenadas em um sistema centralizado para que todos tenham acesso. Desta forma, a companhia gera cada vez mais resultados com base na inteligência coletiva e não, apenas, na produtividade individual.
A estrutura de uma empresa data driven
Mais do que investir em tecnologia, a empresa data driven deve ter essa habilidade enraizada em sua cultura organizacional e planejamento estratégico. Isso porque o ato de coletar informações constantemente deve fazer parte do dia a dia operacional de cada integrante do time, independentemente de sua área de atuação. Lidar com uma quantidade tão grande de dados, além de manter uma rotina fiel de coleta, não é nada fácil.
Entre alguns elementos necessários na estrutura data driven, podemos citar:
Pessoas
É primordial ter um especialista no time, como um Chief Data Officer (CDO). O diretor de dados vai ser o responsável por comandar as mudanças rumo à mentalidade data driven.
Junto a ele devem estar profissionais especializados, como os cientistas em dados, que vão acompanhar as transformações digitais ao passo que interpretam as informações coletadas.
Dados
Aqui está o pote de ouro. Para que a metodologia funcione, os dados devem estar acessíveis e organizados.
Além disso, é crucial garantir que a gestão de dados respeita a legislação tal qual é estabelecida na LGPD. Então, é necessário definir políticas que visam manter a segurança e a coleta de dados oriundos de fontes confiáveis.
Tecnologia
Para extrair ainda mais valor dos dados, uma empresa data driven precisa investir em soluções robustas e eficazes. Então, antes de implantar um sistema de gestão, é importante analisar características como: capacidade de integração, automatização de processos e tecnologias avançadas de IA e Business Intelligence (Inteligência de Negócio).
Autonomia
Quando falamos de data driven, também estamos falando em dar mais autonomia aos colaboradores – afinal, esta é uma oportunidade de guiar as decisões a partir de dados. E, para isso acontecer, é necessário oferecer recursos como automação e inteligência.
Dessa maneira, cada time precisará de funcionalidades customizadas, dentro da mesma solução, que atendam as necessidades da área. A visualização por dashboards e a geração de gráficos possuem um papel importante em uma empresa data driven.
Data driven e a importância na tomada de decisão
É fato que o mercado está cada vez mais competitivo e muito disso se deve a mudança no comportamento e as exigências do consumidor que foi fortemente influenciado pela transformação digital.
Além disso, os negócios que estão no mercado há mais tempo não economizam investimento no aprimoramento de processos. Afinal, isso traz ainda mais robustez para a operação, não é verdade?
Então, contar com dados concretos passou a ser parte do processo vital de toda empresa que almeja seguir no mercado. Uma vez que essas informações dão mais clareza nas tomadas de decisões importantes e refletem em melhores resultados, otimização do tempo e redução de custos.
Por outro lado, o data driven orienta ações estratégicas, como o desenvolvimento de novos produtos que atendam novas necessidades do público – ao passo que se mantém alinhados com os objetivos da empresa.
Dessa forma, são muitos os benefícios ao tornar-se uma empresa data driven. Além de tomar decisões com mais segurança, você será capaz de identificar tendências que vão melhorar o seu planejamento estratégico. Já em questões internas, vai oferecer mais autonomia aos colaboradores e, a médio prazo, aumentar a produtividade.
Como vimos, uma empresa data driven é o caminho para o futuro. E, ainda que os dados não sejam o caminho mais simples para transformar a sua cultura organizacional, certamente, eles vão guiar o seu negócio para um crescimento sustentável. Você está pronto para esse passo?
Sobre a Nordex Consultoria Empresarial
A Nordex é uma consultoria empresarial que atua desde a fase do planejamento, assim como o diagnóstico, desenvolvimento e implementação do plano de ações da reestruturação necessária, até o desenvolvimento Estratégico de Pessoas. Nossa metodologia própria possibilita um olhar sistêmico da operação e, principalmente, a operação focada na melhora da performance da companhia e seu crescimento sustentável.
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