
Por que se preocupar com a pauta ESG?
October 13, 2022
Saiba como funciona o processo de M&A
October 28, 2022A inovação é um conceito muito poderoso. Por si só, ela é capaz de oferecer soluções para problemas complexos e elevar a empresa a um novo patamar. Contudo, esta capacidade de inovar – algo tão desejado pelos líderes – é muito mais do que uma ação específica. Trata-se de uma cultura que deve ser fortalecida constantemente na organização e, principalmente, entre os colaboradores. Afinal, toda e qualquer inovação começa pelo capital humano.
“Os líderes precisam dedicar uma quantidade razoável de tempo para lidar com medos e sentimentos, ou vão desperdiçar uma quantidade exorbitante de tempo tentando gerenciar comportamentos ineficientes e improdutivos.”
A frase acima de Brené Brown, autora do livro Coragem para Liderar, nos convida a refletir sobre como criar uma cultura de incentivo à inovação dentro de uma equipe. Trago essa análise, pois quando o líder é capaz de lidar com questões relacionadas aos medos e sentimentos daqueles que integram o time, ele consegue mudar o contexto ao qual estão inseridos. Consequentemente, ele os encoraja a criarem coisas novas.
É muito comum termos a percepção de que a inovação está diretamente ligada a produtos mirabolantes ou, até mesmo, altos investimentos em tecnologias sofisticadas. Mas nenhuma das duas ideias refletem exatamente a essência de tal conceito. Mais do que isso, o ato de inovar é uma mudança de mindset que as lideranças devem despertar em seus liderados.
Em resposta a isso, os colaboradores se sentem à vontade para propor soluções que irão impactar positivamente os processos operacionais, de forma a estimular um ambiente de trabalho mais inteligente, produtivo e eficiente.
Leia também: Por que se preocupar com a pauta ESG?
E como incentivar essa postura de propor inovações?
Sabemos o quão desafiador pode ser para um líder conciliar processos, gestão de projetos, resultados e, acima de tudo, gestão de pessoas. Isso porque o volume de atividades e responsabilidades no dia-a-dia deste profissional é alto.
Ainda assim, vale reforçar que a equipe é a principal responsável por tocar as atividades operacionais e dar respaldo no atingimento de resultados. Afinal, é responsabilidade do gestor mostrar a direção certa para a realização de determinados projetos. Por esse motivo, é fundamental que o líder tenha na sua agenda um tempo direcionado para falar com essas pessoas – tanto em grupo, quanto individualmente.
A iniciativa de abrir um canal de comunicação direto com os liderados ajuda a estabelecer uma relação de confiança com os mesmos. E, consequentemente, isso contribui para que a equipe se sinta mais confortável a propor inovações.
Lembre-se, os feedbacks são importantes, inclusive – e principalmente – quando alguma atividade não sai como o previsto e obtém resultados negativos. O liderado precisa aprender com seus erros. Contudo, punir ideias que não deram certo ou que não são úteis em determinadas situações, é extremamente prejudicial para a construção de uma cultura acolhedora e resiliente.
Outra forma de criar um ambiente eficiente na solução de questões complexas é fomentando a educação e a cultura. Aprender precisa ser um valor, ao invés de um dever ou regra.. Ler, estudar, assistir filmes e, até mesmo, conhecer novas histórias é um ótimo jeito de adquirir conhecimento útil. Afinal, o que é a inovação senão a capacidade do indivíduo de compreender um problema, buscar informações em seu próprio banco de dados e propor uma solução com base no seu conhecimento sobre aquele assunto?
Leia também: Gestão de pessoas é essencial para as empresas!
Os benefícios de uma equipe inovadora!
A inovação traz benefícios não só nas formas de trabalho, mas, principalmente, no relacionamento entre os colaboradores. Afinal, diante de um ambiente mais acolhedor, todos se sentem à vontade para serem mais colaborativos com o ecossistema. O líder que incentiva a equipe a inovar, não só agrega valor ao processo, como também contribui com o desenvolvimento profissional de cada um. Isso é fato!
O relatório do Fórum Econômico Mundial sobre o futuro do trabalho e as competências mais demandadas nos próximos anos – considerando a nova fase do mercado de trabalho, no mundo pós-pandemia, e a consolidação da tecnologia no espaço profissional – destaca 15 habilidades que estarão em alta até 2025. Destas, destaco duas que contribuem para a nossa reflexão: o pensamento analítico e a inovação.
A informação apresentada acima é um indicador da relevância e importância de desenvolver esta capacidade dentro da empresa. É claro, que devemos considerar que cada um do time tem responsabilidades específicas, bem como um grau de complexidade. Por isso, é importante entender que cada indivíduo deve se desenvolver de acordo com aquilo que é esperado dele.
Vale destacar também, caso, você que nos lê, ainda não exerça um cargo de liderança: você pode desenvolver a capacidade de resiliência por iniciativa própria. Aliás, cuidar do seu desenvolvimento e desenvolver as habilidades importantes do seu cargo é algo muito benéfico para a sua carreira, a longo prazo.
Saber ouvir, observar e estar disposto a mudar a direção quando necessário são algumas habilidades que também precisam ser exercitadas. Isso, independentemente se você é líder hoje ou não. Muitas vezes, para desenvolver um novo produto é preciso perceber que algo não está funcionando e, em determinadas situações, mudar a direção no meio do processo. Por isso, esteja preparado sempre para a mudança de planos.
Gostou desse conteúdo? Acompanhe a Nordex Consultoria Empresarial pelas redes sociais e fique por dentro do nosso conteúdo sobre Gestão Empresarial!
Acesse o nosso site, preencha o formulário e solicite o contato de um especialista!