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Como desdobrar as metas nos setores? Entenda!
January 12, 2024Quando chega o ano novo é comum esperarmos novas oportunidades, projetos promissores e, acima de tudo, muito sucesso. Contudo, isso não é só uma questão de sorte. Para alcançar novos resultados é indispensável ter um bom planejamento estratégico 2024.
Desenvolver um planejamento estratégico eficiente – ou seja, embasado em dados concretos – é fundamental para trilhar seu caminho em direção à prosperidade em 2024. Afinal, para alcançar objetivos é preciso, primeiramente, entender onde sua organização se encontra e o que é preciso para chegar lá.
Por isso, elencamos abaixo alguns passos que vão te ajudar a desenvolver seu planejamento estratégico em 2024. Siga cada etapa com determinação para obter êxito – e reflita sobre outros processos que pode incorporar em seu negócio.
Os itens indispensáveis do planejamento estratégico 2024
1 – Metas
Como dissemos acima: você nunca saberá onde vai chegar se não tiver um caminho bem definido até seu objetivo. Por este motivo, o primeiro passo é estabelecer suas metas para o ano novo, visando principalmente o patamar que deseja chegar.
Atente-se a alguns detalhes. Primeiramente, toda meta vem acompanhada de um indicador de sucesso – ou KPI – que deve ser monitorado com determinada periodicidade. Do contrário, a equipe ficará “às cegas”.
Em segundo lugar: as metas precisam ser respaldadas por um cronograma. Sem prazos para o atingimento dos marcos, as ações táticas se tornam abstratas e os objetivos distantes demais para serem alcançados. Logo, essa situação torna-se bastante propícia para adiamentos.
Por fim, compreenda que é importante que suas metas estejam alinhadas ao propósito da empresa e sejam compartilhadas com todos os times. Assim, cada colaborador entende seu papel dentro do ecossistema.
2 – Cultura organizacional
Toda empresa precisa contar com uma cultura de valores. Isso porque essa política de atuação unifica a maneira de agir da equipe, orienta todas as ações para uma mesma direção, além de trazer transparência e boas práticas para o dia a dia da companhia.
Por este motivo, é muito importante implementar uma cultura organizacional de atuação consciente. Ressaltar a importância de seguir essa diretriz é um dever de todas as lideranças, logo, deve ser reforçada entre os colaboradores de maneira recorrente.
Para isso, é fundamental contar com um setor de compliance. Afinal, esses profissionais serão responsáveis por desenvolver uma cultura – bem como seus métodos de cumprimento – coerente com os valores da companhia.
3 – Pontos de melhoria
Toda empresa possui pontos fracos. Logo, em 2024, chegou a hora de identificar essas fraquezas e estabelecer uma estratégia de melhoria.
Isso não significa que em janeiro todos esses problemas devem estar solucionados. Sabemos que fazer uma reformulação setorial eficiente exige tempo. Mas é ideal começar com, ao menos, um plano de ação para identificar as maiores fraquezas da empresa e suas causalidades. Com isso, ainda no primeiro semestre, você pode estabelecer possíveis estratégias de desenvolvimento.
Isso é fundamental por muitos motivos. Acerca de questões mercadológicas, por exemplo, apresentar seus planos de melhoria em reuniões com futuros parceiros comerciais é fundamental para converter negociações em resultados.
E na relação com colaboradores, apresentar esses resultados é muito importante para demonstrar vontade de evoluir. Afinal de contas, como você vai esperar que a equipe se motive se as próprias lideranças não buscam um ambiente de maior potencial?
4 – Estratégia de longo prazo
O planejamento estratégico de 2024 não pode parar em dezembro do próximo ano. Se você deseja ter eficiência e estar preparado para os desafios que virão, seu planejamento precisa se estender para 2025 e 2026.
Isso porque muitos processos – tais como a elaboração de planos de ação para evoluir fraquezas citado no item anterior – levam tempo para serem concluídos. Logo, criar novas ações todos os anos pode tornar-se contraproducente para a empresa.
Por este motivo, pensar no longo prazo é fundamental. A princípio, um triênio é o mais indicado. Isso porque muitas organizações de análise corporativa utilizam essa faixa de tempo para calcular o potencial de crescimento de uma companhia.
Obviamente o mercado pode mudar radicalmente de um ano para outro. Aliás, esse é o comportamento esperado do meio corporativo. Mas isso não quer dizer que precisará abrir mão do seu planejamento. Muito pelo contrário. Ao final de cada ano, você pode revisitar o planejamento estratégico e fazer pequenas adequações.
5 – Estratégias do mercado
O meio corporativo muda em ritmo constante. Todo mês uma nova tendência surge no mercado e caminhos inovadores aparecem como alternativas.
Acompanhar essas tendências é muito importante para seguir um caminho de inovação. Por motivos de competitividade, oferecer as mesmas condições que seus principais concorrentes é fundamental para não enfraquecer sua carteira de clientes.
Ainda, uma modernização constante é um indicativo de crescimento, visto que evidencia o compromisso da empresa em se atualizar. Se você deseja estar em alto nível de competitividade em 2024 e atrair bons parceiros comerciais para a sua companhia, é essencial absorver e aplicar com eficiência as tendências de mercado nas suas estratégias.
Sobre a Nordex Consultoria Empresarial
A Nordex é uma consultoria empresarial que atua desde a fase do planejamento, assim como o diagnóstico, desenvolvimento e implementação do plano de ações da reestruturação necessária, até o desenvolvimento Estratégico de Pessoas. Nossa metodologia própria possibilita um olhar sistêmico da operação e, principalmente, a operação focada na melhora da performance da companhia e seu crescimento sustentável.
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