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December 22, 2023Estabelecer uma estrutura de governança corporativa em empresas familiares tem se mostrado um verdadeiro desafio. Ainda assim, cuidar desta frente é importante visto que muitas das grandes companhias do país – que movimentam recursos e geram impactos na sociedade – são de fato empresas familiares.
Nesse aspecto, ter uma política de governança não é só questão de reputação. Ela influencia diretamente na capacidade do negócio se adequar às demandas e necessidades do mercado atual. Além disso, este conceito também dita sua longevidade e crescimento sustentável.
O cenário da governança corporativa em empresas familiares no Brasil
Uma pesquisa realizada pelo ACI Institute em parceria com o Board Leadership Center Brasil, da KPMG, apresentou dados bem interessantes sobre a presença de empresas familiares no Brasil.
Segundo o levantamento “A Governança Corporativa em Empresas Familiares Brasileiras”, 45% dos entrevistados são de empresas que possuem um faturamento de mais de R$1 bilhão, e 75% preveem aumento na lucratividade. Outro fato relevante é que 37% têm de 41 a 70 anos de existência.
Da mesma forma, a pesquisa mapeia os setores nas quais as empresas estão localizadas. Desses, 29% atua no agronegócio, 14% estão no atacado e varejo, 8% na construção, 7% em serviços e 7% em bens industriais.
Os números acima demonstram que as empresas familiares são longevas, estão bem espalhadas pelo mercado e possuem altas expectativas para 2024. Isso é um fator muito positivo, que demonstra a força dessas organizações, mas tornam evidente o desafio que é ter uma gestão empresarial eficiente e transparente.
Isso porque empresas familiares tendem a ser mais tradicionalistas e manter a organização das suas empresas intocáveis, repetindo a estrutura dos processos ano após ano. Uma das causas disso é que em 28% das empresas a primeira geração ainda permanece ativa na tomada de decisões. Por outro lado, 40% do poder fica centralizado na segunda geração.
Em contrapartida, os tempos atuais exigem que as empresas se modernizem, adotando práticas mais condizentes com os valores de hoje. O conservadorismo e tradicionalismo de muitas empresas apenas atrapalham sua trajetória, postergando uma evolução para a modernização e permitindo que a concorrência ganhe vantagem na disputa de mercado.
Logo, ter uma governança corporativa em empresas familiares significa permitir que as lideranças abram espaço para o novo e, acima de tudo, respeitem o processo evolutivo da companhia. Manter o tradicionalismo por conveniência ou opinião pessoal é um erro que pode custar caro para o negócio futuramente.
Como implementar uma governança em empresas familiares
1 – Crie um setor de compliance
Primeiramente, ter um setor de compliance é fundamental para a execução de uma boa política de governança. Eles serão responsáveis por garantir que todos os colaboradores respeitem os valores praticados pela empresa e, desta forma, pratiquem no dia a dia operacional.
Casos de empresas familiares que não criam um setor de compliance não são raros. Isso é um erro, visto que uma visão especialista no assunto oferece mais assertividade e conformidade com aquilo que o mercado exige.
Por fim, o primeiro passo para ter uma boa governança é instituir o setor de compliance. Com ele, uma política de valores compatíveis com as boas práticas do ambiente corporativo será possível, fortalecendo as relações internas na empresa.
2 – Eleja um conselho administrativo plural
As boas práticas de mercado reforçam a importância de manter um conselho administrativo plural. Ou seja, formado por, no mínimo, duas ou mais mulheres, um conselheiro com menos de 40 anos, um não membro da família e um profissional que não pertença à indústria de atuação da organização.
Segundo a Pesquisa de Empresas Familiares de 2023 da PwC, apenas 12% dos entrevistados possuem um conselho diversificado. Isso significa que a maioria das empresas deixa decisões importantes – que afetam diferentes grupos sociais, com necessidades diferentes – nas mãos de um grupo segmentado de pessoas.
Para conquistar uma governança eficiente, é necessário trazer o máximo possível de visões diferentes. Com isso, é possível ser muito mais abrangente na hora de buscar soluções no mercado, contemplando todas as demandas possíveis, além de gerar identificação tanto com o público como internamente na empresa.
3 – Contrate uma auditoria independente
Muitas empresas familiares decidem fiscalizar seus resultados por conta própria, elegendo membros da família para essa responsabilidade. Porém esta prática não é indicada, pois pode comprometer a transparência na entrega de resultados, além de gerar suspeitas sobre a integridade deste processo.
Por este motivo, o ideal é contratar uma auditoria independente, que possa fazer uma análise imparcial dos resultados e propor as soluções necessárias para correção de rota.
4 – Crie uma política de valores e transparência
Uma cultura de governança eficiente exige que as empresas possuam uma política de valores e transparência que seja compartilhada por todos os colaboradores. Esta unificação de objetivos reforça o sentimento de união entre as equipes e promove um pensamento coletivo que visa a cooperação, respeito à instituição e boas práticas de trabalho.
Decerto, a política de valores e transparência permite que todas as ações dentro da empresa sejam respaldadas por comportamentos éticos. Para uma governança eficiente, agir em conformidade com a transparência e honestidade é essencial!
5 – Saiba separar lado profissional do pessoal
Muitas empresas familiares têm como principal problema não saber separar o que é pessoal do profissional. Então, atritos normais entre familiares que trabalham juntos vira implicância entre profissionais.
Crises de ciúmes, desconfiança, sentimento de ser preterido e outros maus sentimentos que sempre nascem de uma má separação entre vida pessoal e profissional são um dos maiores empecilhos na gestão de qualquer companhia.
Para evitar essa situação, é necessário um conjunto de iniciativas. Da parte da empresa, implementar as medidas citadas nos itens anteriores para a exigência de profissionalismo de todos. Da parte da família e colaboradores, maturidade para entender a realidade da empresa
Sobre a Nordex Consultoria Empresarial
A Nordex é uma consultoria empresarial que atua desde a fase do planejamento, assim como o diagnóstico, desenvolvimento e implementação do plano de ações da reestruturação necessária, até o desenvolvimento Estratégico de Pessoas. Nossa metodologia própria possibilita um olhar sistêmico da operação e, principalmente, a operação focada na melhora da performance da companhia e seu crescimento sustentável.
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