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Como estruturar a governança corporativa em empresas familiares
December 15, 2023Para o mundo corporativo, dezembro é a época de definir o planejamento estratégico do próximo ano. Nesse aspecto, compreender as tendências macroeconômicas é o primeiro passo para que esse documento, de fato, vislumbre o crescimento sustentável.
No mês de setembro, o Grupo de Conjuntura da Diretoria de Estudos e Políticas Macroeconômicas (Dimac) do Ipea divulgou a previsão para o PIB de 2024. O grupo aponta um patamar de 2.0%. Na minha visão e na de outros especialistas, esta previsão traz muito otimismo para o mercado, prevendo boas manifestações econômicas para o futuro.
E para as empresas familiares, à primeira vista, o cenário já está animador. Dados colhidos após uma série de entrevistas feitas pelo ACI Institute – em parceria com a KPMG – apontam que, nos últimos 12 meses, houve crescimento na receita de vendas, na lucratividade e nos investimentos.
Dos entrevistados, 75% apontam que é previsto ainda um novo aumento de lucratividade para os próximos 12 meses. Ainda, metade dos respondentes prevê aumento na abrangência geográfica do negócio.
Nesse sentido, tendo em vista a onda de pessimismo das previsões no ano passado, esse é um pontapé inicial bastante promissor para 2024. Por isso, vamos ver a seguir se as tendências macroeconômicas do próximo ano reverte esse cenário?
As tendências macroeconômicas para 2024 na visão geral
A princípio, o cenário nacional aponta boas previsões para o mercado macroeconômico. Graças às políticas de incentivo social promovidas pelo governo, como transferência de renda e renegociação de dívidas das famílias de baixa renda, o poder de compra da população aumentou e o cenário é muito otimista para o mercado.
Então, aproveitar esse momento para potencializar as vendas é uma forma de surfar neste crescimento econômico. Afinal, grandes oportunidades podem surgir a partir do aumento do consumo em diversos segmentos de atuação.
Outra tendência é o aumento das exportações brasileiras com o impulsionamento do mercado de petróleo e a venda da supersafra da agropecuária. Com o ganho de novos territórios internacionais, é natural que as empresas queiram expandir seus negócios para outros territórios. E não há momento melhor para isso. Afinal, novos investidores de outros países começam a confiar na economia brasileira.
Vale lembrar que os commodities estão mais altos devido não só ao aumento da inflação global como também às disputas internacionais – como Guerra da Ucrânia e conflito Israel e Palestina.
Combustível, matérias primas em geral e outros produtos importados ficam com o preço acima da média neste período.
As tendências macroeconômicas para 2024 na visão dos empreendedores
Um cenário positivo inspira maior confiança para qualquer empresa. Contudo, para as familiares, isso fica ainda mais evidente. Pelo menos é o que apontam os resultados do estudo Edelman Trust Barometer – que indica que a confiabilidade das empresas familiares é 12 pontos percentuais maior do que a das organizações em geral – e da Pesquisa de Empresas Familiares de 2023 da PwC.
A pesquisa aconteceu ao redor do mundo, mas o Brasil apresentou resultados bem interessantes. De acordo com as informações, 84% dos entrevistados brasileiros esperam crescer ainda mais nos próximos 2 anos, e 12% esperam crescer de maneira rápida e agressivamente. Outro dado relevante é que 54% declaram que a expansão para novos mercados é a principal prioridade.
Veja abaixo alguns insights de crescimento para 2024!
Investimento em ESG
Para consolidar essa expansão de maneira saudável e estável, as empresas deverão apostar em boas práticas de ESG. A pesquisa Global Consumer Insights Pulse Survey 2023, também da PwC, apontou que 70% dos consumidores de 25 países estão dispostos a pagar mais por serviços realizados de maneira ética.
Voltando para a realidade das empresas familiares, as lideranças entrevistadas pela Pesquisa de Empresas Familiares 2023 admitem que ESG ainda não é uma prioridade. Apenas 16% se declararam muito avançados em estratégias claras de ESG, só 5% priorizam diminuir a emissão de carbono das suas indústrias nos próximos anos e 68% admitem colocar pouco ou nenhum foco em ESG.
Para os colaboradores da Nordex, sempre ressalto a importância de observar a existência de uma cultura responsável nas empresas que atendemos. Ter esse compromisso em criar uma sociedade melhor para todos será cada vez mais indispensável para o negócio que deseja relevância, consistência e visibilidade.
Cultura de propósito e transparência
Nenhuma empresa conquista a confiança do mercado sem antes conquistar os próprios funcionários. Ter uma cultura empresarial respeitosa, que possui a honestidade e transparência como valores fundamentais, demonstra a vontade de transformar o ambiente de trabalho em um local de crescimento.
Um problema identificado pela pesquisa da PwC é a dificuldade em diminuir o turnover. 50% dos entrevistados dizem ter pouco foco em atrair e reter talentos. Essa falta de priorização em criar um corpo de colaboradores “fiel” é um dos fatores que mais atrapalha um crescimento sustentável.
Logo, outra tendência que as empresas precisam adotar é a construção de um ambiente de crescimento para seus profissionais.
Tenha em mente que um bom ambiente deve possuir três pilares: uma cultura baseada em valores e propósitos de amplo conhecimento do público/colaboradores; compromisso com ESG e responsabilidade social; transparência e compromisso com a honestidade – tanto na divulgação de dados quanto na abertura para ouvir críticas e sugestões.
Governança séria e comprometida
Um plano de governança eficiente abrange tanto políticas de ESG quanto boas práticas de transparência e compromisso com os valores da empresa. Porém muitas empresas não dão a devida importância a este fator – principalmente as familiares.
Apenas 62% dos entrevistados pela PwC afirmaram ter estruturas formais de governança implementadas. Outra informação preocupante aponta que apenas 12% dos entrevistados possuem um conselho diversificado. Isso significa: que possui duas ou mais mulheres, um conselheiro com menos de 40 anos, um não membro da família e um profissional que não pertença à indústria de atuação da organização.
Sobre a Nordex Consultoria Empresarial
A Nordex é uma consultoria empresarial que atua desde a fase do planejamento, assim como o diagnóstico, desenvolvimento e implementação do plano de ações da reestruturação necessária, até o desenvolvimento Estratégico de Pessoas. Nossa metodologia própria possibilita um olhar sistêmico da operação e, principalmente, a operação focada na melhora da performance da companhia e seu crescimento sustentável.
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