
Quais são as prioridades técnicas para estancar uma crise?
October 20, 2023
Recuperação judicial 123 Milhas: por qual motivo a RJ pode ser suspensa?
November 10, 2023Implementar governança corporativa é fundamental para toda empresa que deseja crescer de maneira saudável e evitar crises. Ainda, se as lideranças de uma companhia não possuem políticas claras de gestão transparente, elas abrem brechas para que condutas incorretas coloquem o futuro da empresa em risco.
Fato é, no entanto, que quando uma organização não submete seus colaboradores a uma cultura interna de transparência, respeito e comprometimento com os valores da companhia – e, principalmente, não implementa métodos de garantir seu cumprimento – ela irá presenciar uma série de atitudes reprováveis que colocam em risco a integridade institucional da marca, além de prejudicar toda a cadeia produtiva da companhia.
Ocultação, desrespeito e má conduta: sintomas da falta de governança corporativa
Sei que ter comprometimento com a ética, transparência e honestidade deve ser uma obrigação de qualquer colaborador, independentemente de sua posição dentro da empresa. Contudo, a realidade não se mostra assim tão óbvia.
No mundo corporativo de hoje, orientar as ações da companhia por meio de um código de conduta é mais do que necessário. Afinal, esse material visa, principalmente, identificar alguns sintomas da falta de governança corporativa e, ainda, mostrar como solucioná-los.
Ocultação de informações, desrespeito às lideranças, conduta questionável e incompatibilidade de valores são alguns dos problemas gerados pela ausência de uma cultura de transparência. Se não forem corrigidas no curto prazo, podem impactar diretamente os resultados do negócio.
A relação entre a falta de governança corporativa e crises internas
É muito comum que empresas em crise não possuam uma política de governança corporativa clara. E, sem ações e valores bem definidos, dificilmente a equipe se compromete com os ideais da companhia e, até mesmo, encontra oportunidades para ter condutas questionáveis – tais como ocultação de números, inconsistências contábeis, fraudes, corrupção, entre outros.
Essas ações que, por sua vez, em algumas situações podem chegar à ilegalidade, irão resultar certamente em prejuízo para o negócio. Em situações mais graves, a empresa que não resolve esses problemas de governança paga um preço muito alto: a própria falência.
A ocultação de informações, por exemplo, cria “duas realidades” paralelas: a verdadeira e a ilusória. Normalmente, elas são díspares, e a real vem acompanhada de uma série de problemas mais graves que, muitas vezes, depende de altos investimentos para serem resolvidos. Diante deste cenário, a crise surge porque parte do time planeja e desenvolve projetos sem consciência da real situação.
Por este motivo, agir com transparência é fundamental para o combate às crises. Quando todos os colaboradores agem pautados pelos mesmos valores da empresa, há o fortalecimento da companhia como um todo.
Além disso, uma gestão transparente é peça-chave para construir uma companhia blindada contra instabilidades. Quando as lideranças servem como exemplo de atitude ilibada, o restante da equipe se sente motivada a seguir pelo mesmo caminho.
O que é transparência na governança corporativa?
Agir com transparência nada mais é do que valorizar a comunicação aberta e honesta entre colaboradores, gestores e, acima de tudo, lideranças. Nesse aspecto, para que seja eficiente, ela deve fazer parte da cultura organizacional do negócio. Do contrário, não atingirá todo o ecossistema.
Em outras palavras, a cultura organizacional baseada na honestidade e transparência traz diversos benefícios ao negócio. Alguns deles são:
- Engajamento dos colaboradores: pois uma vez que há um canal de comunicação aberto, eles se sentem parte da organização e das tomadas de decisões;
- Aumento da produtividade: afinal, colaboradores engajados produzem melhor;
- Aumento da confiabilidade: pois, com uma comunicação aberta, os colaboradores terão confiança na alta gestão.
Cuidados para garantir processos transparentes
1 – Estabeleça um órgão de regulamentação
É muito importante criar áreas internas que se responsabilizem por regulamentar as ações de governança corporativa. Estabelecer um setor de compliance é um cuidado inicial para qualquer organização.
Desta forma, você pode ficar tranquilo sabendo que profissionais responsáveis estarão cuidando da segurança e eficiência da sua empresa. O maior investimento que um gestor pode fazer é a criação de uma fiscalização interna, que garante o respeito à política de valores.
2 – Conte com lideranças comprometidas
As lideranças são sempre as maiores figuras de inspiração dentro de uma empresa. Por este motivo, contar com gestores que se comprometem a dar o seu melhor, agindo de maneira correta e transparente, é fundamental para motivar o time.
No momento de trazer um profissional para ocupar um cargo de gestão, certifique-se que ele, acima de tudo, está de acordo com a política de valores da companhia. Afinal, empresa e gestão precisam estar alinhadas quanto a isso.
3 – Dê respaldo ao setor de RH
Na maioria das vezes, os profissionais responsáveis por conduzir a política de valores com os colaboradores é o próprio setor de RH. Por isso, é preciso dar um bom respaldo à área.
Um ponto que precisamos ressaltar é que o setor de RH precisa ter autonomia para gerenciar o time da forma que for mais adequada. Consequentemente, não haverá nenhuma forma de “censura” quanto às ações necessárias para proteger a empresa, sendo esta, inclusive, uma medida de transparência recomendada.
4 – Contrate uma consultoria empresarial
Muitas vezes, ter uma visão externa auxilia – e muito! – no processo de identificação de problemas e estabelecimento de soluções. Por esse motivo, contar com uma consultoria empresarial é recomendado.
Afinal, se por um lado elas possuem expertise e metodologia própria, por outro vão implementar e acompanhar o andamento de ações de governança. Por fim, vão auxiliar a companhia a restabelecer o crescimento sustentável.
Sobre a Nordex Consultoria Empresarial
A Nordex é uma consultoria empresarial que atua desde a fase do planejamento, assim como o diagnóstico, desenvolvimento e implementação do plano de ações da reestruturação necessária, até o desenvolvimento Estratégico de Pessoas. Nossa metodologia própria possibilita um olhar sistêmico da operação e, principalmente, a operação focada na melhora da performance da companhia e seu crescimento sustentável.
Entre em contato conosco e converse com um especialista!