
Em 2023, torne-se uma empresa data driven!
December 21, 2022
Faça o diagnóstico empresarial do seu negócio!
January 12, 2023Ao longo da história, e com a mudança de diversas premissas, as mulheres mudaram a sua relação com a carreira e, igualmente, com a maternidade. Se antes, ser mãe era visto como um propósito de vida, hoje, esta ideia divide espaço com outros desejos. Dentre eles, o desenvolvimento da vida profissional. Se acha que isso é bobagem, basta ver a quantidade de artigos sobre carreira e maternidade que há nas plataformas digitais.
Ao contrário do material que vemos constantemente por aí, hoje, não vamos falar sobre os desafios de conciliar ambos. Na verdade, vamos falar que, sim, é possível ter os dois. E que, ao contrário do que muitos pensam, as habilidades desenvolvidas nas duas frentes – maternidade e carreira – agregam muito para o desenvolvimento pessoal e profissional.
Leia também: Quais os desafios da liderança feminina?
Maternidade X Maternagem
Antes de discorrer sobre o assunto, há um conceito que precisamos esclarecer: o da maternagem. Apesar de muito parecida com a palavra maternidade, ambas carregam definições diferentes.
Em resumo, a maternidade é o ato de ser mãe – em seu sentido literal. Já a maternagem diz respeito ao vínculo emocional e afetuoso estabelecido para que a criança consiga desenvolver sua saúde emocional adequadamente. Ou seja, tal compreensão está muito mais ligada a questões afetuosas e abstratas. Além disso, a diferenciação dos temas mostra que é possível ser mãe, sem, necessariamente, ser maternal.
Como carreira e maternidade se encontram?
Dito isso, você deve estar se perguntando ‘’qual é a relação entre maternagem e conciliação de carreira e maternidade?”. Vamos falar sobre isso agora.
A maternagem não é exclusividade apenas das mães. Trata-se de uma condição que todas temos e que pode emergir nas mais diversas situações. A verdade é que cuidar de filhos ou de uma empresa – salvo as devidas proporções – exige determinado cuidado e amor. Para ambas situações há entrega, doação, afeto, e, claro, resiliência.
E isso não vale apenas para carreira e maternidade. A maternagem está presente no cuidado com os seus próprios sonhos e projetos, além dos cuidados que permitem manter a autoestima saudável.
A força feminina no meio profissional, hoje, é indispensável. Haja visto a mobilização nas redes sociais sobre os países liderados por mulheres que se destacaram no combate à pandemia.
E apesar de nos encaminharmos para um mundo de equidade de gêneros, nossa realidade ainda está longe de ser a ideal. Muitos ainda veem a maternidade e a carreira como caminhos distintos. Contudo, o que poucos enxergam é que as habilidades e competências adquiridas em ambas as frentes agregam nos âmbitos pessoal e profissional.
Algumas características adquiridas na maternidade como responsabilidade, ternura, sensibilidade e versatilidade, por exemplo, contribuem para um ambiente de trabalho mais resiliente. Além disso, essas são competências valiosíssimas para a solução de problemas complexos.
Por fim, mais importante ainda do que entender que maternidade e carreira podem coexistir, é compreender que todas temos liberdade para escolher.
O fato é que à medida que avançamos no autoconhecimento, percebemos que é possível, sim, ser mãe e ter uma carreira de sucesso, simultaneamente. Ou, ainda, optar por não seguir o caminho da maternidade. Independentemente de qual caminho escolher, opte sempre pelo caminho da maternagem: cuide com carinho, afeto e comprometimento de qualquer empreitada que seguir na sua vida.
Artigo assinado por Gisele Mírian, consultora e coach executiva da Nordex Consultoria!
Gostou desse conteúdo? Acompanhe a Nordex Consultoria Empresarial pelas redes sociais e fique por dentro do conteúdo sobre Gestão Empresarial!