
Quick wins: como conquistar resultados mais rápido?
November 22, 2022
O que esperar de 2023 no mundo empresarial?
December 15, 2022“O ano acabou e o que sua empresa fez?”. Para responder essa pergunta com tranquilidade, não há outra alternativa: é preciso seguir um planejamento estratégico. Este documento será um guia, com ações de médio prazo, para alcançar os objetivos traçados para o ano que está por vir.
E, como estamos na reta final de 2022, este é o momento ideal para entender o que é um planejamento estratégico e, principalmente, como desenvolvê-lo. Assim, sua empresa começará 2023 com força total e muito foco. Continue a leitura!
O que é planejamento estratégico?
O planejamento estratégico é a etapa inicial do processo de gestão empresarial. Contudo, podemos dizer que ela é a mais importante para a evolução da empresa, independentemente de seu porte ou área de atuação.
Planejar estrategicamente significa definir metas, desenhar iniciativas para alcançá-las, prever necessidades e, principalmente, estabelecer um ciclo de melhoria contínua. Isso significa que, além de monitorar as tarefas e acompanhar o progresso das mesmas, também há um momento dedicado ao preenchimento das lacunas que vai encontrar ao longo do processo.
O planejamento estratégico oferece ao gestor a oportunidade de conhecer a empresa com profundidade para compreender em que fase está e onde quer – e pode – chegar. Além disso, é preciso envolver todos os times nesse processo, para que estejam alinhados com os desafios e metas estabelecidos.
Esse alinhamento também é importante para visualizar o que funciona, o que não é viável e o que pode ser melhorado na rotina operacional.
Por isso, para começar o planejamento estratégico 2023 da sua empresa, além da participação essencial da diretoria, envolva pessoas que são peça chave nos departamentos e que têm contato direto com os colaboradores.
Gestão empresarial
Todo negócio que almeja sucesso a longo prazo precisa de gestão empresarial. Por isso, se a sua empresa ainda não adota essa metodologia, o momento de implementá-la é agora!
Afinal, a gestão deve andar de mãos dadas com o planejamento estratégico. Isso porque é necessário coordenar toda a operação de todos os setores – e de maneira assertiva – para potencializar os resultados. Dentre as ações de gestão empresarial, podemos citar:
- Organização dos processos diários;
- Controle financeiro;
- Gestão dos recursos humanos;
- Administração de recursos materiais;
- Entre outras.
Vale ressaltar que, para que alcancem todo o seu potencial, tais atividades precisam ser monitoradas constantemente.
Planejamento estratégico aplicado na gestão de projetos
Como vimos, o planejamento estratégico é o documento que antecipa todas as iniciativas que a empresa irá tirar do papel ao longo do ano. E ele é decisivo para que a gestão de projetos aconteça de forma sistêmica e com eficiência.
Se por um lado o planejamento estratégico traz os objetivos a serem alcançados, por outro, é a gestão de projetos a grande responsável por torná-los realidade. Uma vez que cada meta determinada demandará a criação de um projeto específico para alcançá-la.
Sendo assim, a gestão de projetos implementa as ações com base nas estratégias feitas e oferece o suporte para que a empresa desenvolva seu potencial competitivo no mercado, aprimore sua atividade funcional e, por fim, adeque a gestão operacional.
Para que isso aconteça de maneira satisfatória é importante levar em consideração alguns pontos. São eles:
- Destinar os recursos corretamente, sejam eles financeiros, materiais ou de mão-de-obra;
- Estipular um cronograma para o projeto;
- Separar as funções corretamente, a fim de evitar conflitos e retrabalhos;
- Mensurar o desempenho para avaliar a produtividade;
- Estabelecer uma hierarquia e, ao mesmo tempo, flexível e acessível a todos.
Passo a passo para o planejamento estratégico 2023
Agora é a hora de compreender as etapas do processo e dar início ao planejamento estratégico 2023 da sua empresa. Entenda que são 5 passos essenciais para a construção deste documento. Vamos lá?
Passo 1 – Fazer o diagnóstico
Reúna a equipe que será envolvida no planejamento estratégico para que, juntos, possam avaliar as fraquezas e forças do ambiente interno da empresa, além das ameaças e oportunidades no ambiente externo.
Essa análise é conhecida como matriz SWOT ou FOFA, em português, que, traduzida, significa forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. E resumidamente essa metodologia vai dar clareza a aspectos como:
Ambiente interno
Definir suas forças
Isso significa compreender o que sua empresa faz de melhor perante a concorrência. Então, cabe avaliar sua operação em termos de estrutura, tecnologia, cultura, logística e questões contratuais.
Entender suas fraquezas
É necessário ter visibilidade daquilo que precisa de melhoria dentro da sua empresa. E, por mais que seja dolorido, apontar para as próprias feridas, é primordial para avaliar “O que a concorrência faz melhor do que você”.
Ambiente externo
Enumerar as oportunidades
As constantes mudanças, seja no mercado global ou na maneira de consumir, são oportunidades. Então, avalie quais delas podem gerar benefícios ao seu negócio. Diversos fatores externos estão por aí e um deles pode ser o pote de ouro para você crescer.
Mostrar as ameaças
Todo empreendedor está suscetível ao efeito surpresa. São situações que fogem do controle. A pandemia de Covid-19 é um bom exemplo. Por isso, é importante mapear situações que podem “desestruturar a empresa” e impactar negativamente suas atividades.
Passo 2 – Definir filosofia e diretrizes
É muito importante entender a missão, visão e valores da empresa para que sejam aplicados no dia a dia e, principalmente, reflitam nos objetivos de crescimento.
Além disso, tanto clientes, quanto fornecedores e colaboradores precisam conhecer qual é a filosofia do negócio para que estejam alinhados.
Passo 3 – Estabelecer metas e indicadores
Esse é o momento de dar visibilidade mais dinâmica aos objetivos estratégicos. Então é preciso definir metas para os colaboradores, tanto individual quanto a nível de departamento, para que possam cumprir com os objetivos – e possam compreender seu impacto dentro do ecossistema. Além disso, será preciso ter uma visão clara dos indicadores que vão monitorar o atingimento dos resultados.
Passo 4 – Criar planos de ação
Anteriormente, falamos sobre a gestão de projetos, lembra? É nessa etapa que a colocamos em prática. Criar projetos e processos é o que vai fazer com que os objetivos do planejamento estratégico sejam conquistados.
Para isso, é importante estipular datas de entrega, responsáveis e definir uma ordem de prioridade.
Passo 5 – Acompanhar as ações
Com tudo em prática é importante fazer um acompanhamento constante das atividades para mensurar a evolução e, também, entender se há pontos a serem reavaliados. Para isso, vale fazer reuniões, tanto semanais com as equipes, quanto mensais com os gestores, para reunir os feedbacks e resultados.
E, quando necessário, resgatem e avaliem juntos a matriz SWOT, que apoiou a construção do diagnóstico. Afinal, à medida que o planejamento estratégico evolui, os fatores internos e externos também mudam.
Como vimos, o planejamento estratégico vai muito além do papel e é uma ferramenta robusta e extremamente rica para compreender os diferenciais da sua empresa, construir sua cultura e, assim, definir objetivos que levam ao crescimento sustentável.
Vamos construir o planejamento estratégico 2023 do seu negócio?
Sobre a Nordex Consultoria Empresarial
A Nordex é uma consultoria empresarial que atua desde a fase do planejamento, assim como o diagnóstico, desenvolvimento e implementação do plano de ações da reestruturação necessária, até o desenvolvimento Estratégico de Pessoas. Nossa metodologia própria possibilita um olhar sistêmico da operação e, principalmente, a operação focada na melhora da performance da companhia e seu crescimento sustentável.
Entre em contato conosco e agende uma conversa com nossos especialistas!