
Porque fazer Gestão de Risco na sua empresa!
August 5, 2022
Quando contratar uma consultoria empresarial?
August 26, 2022Podemos dizer que existem diversos motivos que levam uma empresa a um cenário de crise ou, até mesmo, de fechamento. Má administração, falta de conhecimento e, principalmente, a perda da receita financeira são alguns deles. E, acredite, mesmo diante de uma situação repentina e inevitável – como a pandemia, por exemplo – existem diversos fatores que contribuem para a perda.
Segundo dados do Painel de Empresas, do Governo Federal, mais de 27 mil empresas fecharam as portas de janeiro a agosto de 2022. Em contrapartida, a pesquisa Sobrevivência de Empresas (2020) do Sebrae posicionou a falta de capital de giro como uma das principais causas de encerramento de atividades para 22% dos negócios analisados no estudo.
É possível concluir a partir disso que, independentemente de crise e cenários adversos, a gestão ineficiente pode levar a perda de receita financeira. E isso não vale apenas para as PMEs. Grandes empresas também enfrentam esses desafios – em proporções muito maiores e alarmantes, na maioria das vezes.
Por isso, neste artigo, vamos passar por todos os pontos necessários para mitigar riscos e evitar a perda de receita financeira no seu negócio. Continue conosco!
Leia também: Porque fazer gestão de risco na sua empresa!
O que é receita financeira?
A receita financeira nada mais é do que todo o dinheiro que entra no caixa da empresa. Seja por meio da comercialização de produtos, prestação de serviços ou recebimento de juros de aplicações. Vale destacar, contudo, que este conceito se aplica tanto para recebimentos imediatos, quanto para os de médio e longo prazo.
A verdade é que, para um negócio ser viável economicamente, ele precisa gastar menos do que recebe. Esta premissa pode parecer óbvia, mas a verdade é que muitas empresas consolidadas sofrem as consequências de não pautar sua gestão financeira por tal ideal.
Por isso, uma companhia deve buscar meios para evoluir a sua geração de receita, ao passo que acompanha de perto custos e gastos – com o objetivo principal de reduzi-los ou otimizá-los.
O que causa perda de receita financeira?
Há diversas ações que resultam na perda de receita financeira, sendo a mais comum delas a margem de lucro negativa. Isso significa que, se para gerar lucro, um negócio precisa ter mais ganhos do que custos de produção, para que haja perda, é preciso que aconteça exatamente o contrário.
Antes que comece a desenhar as ações de mudança imediatamente, é preciso ter calma. Isso porque, esse tipo de cenário deve ser analisado de uma ótica mais profunda. Exatamente para entender se a margem de lucro negativa aconteceu em um episódio isolado ou se tem acontecido recorrentemente. A resposta irá determinar se será necessário mobilizar a equipe com ações complexas ou pontuais. O importante, no entanto, é mapear e ‘estancar’ o problema rapidamente, independente de sua proporção.
Outra barreira que pode causar perda de receita financeira é quando os custos operacionais são muito altos. Isso quer dizer que, mesmo com uma margem de lucro positiva (com custos de produção menores que a geração de receita), as despesas para manter o negócio consomem todo o lucro obtido na venda. Consequentemente, não sobra nada em caixa.
Novamente, em situações isoladas, não só é possível resolver este problema mais facilmente, como ainda a companhia não sofre impactos mais severos. Mas os efeitos desse problema continuamente podem ser devastadores para a organização, uma vez que ela não terá margem nenhuma para planejar sua escalabilidade.
Leia também: Gestão financeira eficiente em tempos de juros altos
Como lidar com a perda de receita financeira?
Se a sua empresa se encontra nesta situação – ou deseja evitá-la – o principal a fazer é mapear e analisar o seu desempenho financeiro histórico. Este material irá mostrar os faturamentos e despesas dos últimos anos.
Aproveite para olhar detalhadamente a frequência com a qual os episódios de perda financeira ocorreram na organização – caso tenham acontecido. Entender a periodicidade destes acontecimentos ajudará muito na hora de estabelecer um cronograma de ações para solucioná-los.
Além disso, investir tempo e recursos em gestão financeira é inevitável. E essa prática deverá fazer parte do planejamento estratégico do negócio desse dia em diante. Desta forma, você não só contará com processos financeiros diários e organizados, como ainda poderá planejar o crescimento sustentável da empresa.
O principal é entender que ainda há tempo para consertar aquilo que está longe do adequado. Para isso, no entanto, será preciso ter disciplina e engajamento com as ações de melhoria que estão por vir.
Sobre a Nordex Consultoria Empresarial
A Nordex é uma consultoria empresarial que atua desde a fase do planejamento, assim como o diagnóstico, desenvolvimento e implementação do plano de ações da reestruturação necessária, até o desenvolvimento Estratégico de Pessoas. Nossa metodologia própria possibilita um olhar sistêmico da operação e, principalmente, a operação focada na melhora da performance da companhia e seu crescimento sustentável.
Entre em contato conosco e agende uma conversa com nossos especialistas!