
Crescimento sustentável: o que aprendemos com a crise nas startups
July 15, 2022
Porque fazer Gestão de Risco na sua empresa!
August 5, 2022Não foi apenas a população brasileira que sofreu com o aumento vertiginoso da taxa de juros. Nos últimos meses, vimos muitas empresas experimentando os impactos deste movimento. Queda no valuation, além da redução considerável de aportes feitos por investidores anjos ou fundos de investimentos são algumas das consequências inevitáveis.
Por isso, tempos como este reforçam a ideia de que sustentar uma gestão financeira eficiente é o melhor jeito de garantir a sobrevivência de um negócio. Caso queira melhorar o trabalho feito hoje na sua companhia – ou você ainda não esteja familiarizado com essa prática – agora é um bom momento para começar.
Leia também: O que aprendemos sobre Crescimento Sustentável com a crise das Startups – por Eduardo Bazani!
Cenário da taxa de juros
Uma coisa é certa: ninguém passou ileso do aumento da taxa de juros. Para as empresas, ainda existem diversos agravantes. A princípio, temos que destacar que o aumento dos preços – efeito da inflação – inflou consideravelmente o valor da operação de muitos negócios.
A captação de recursos também entra nessa classificação. Afinal, seja por meio de empréstimos ou financiamento, o fato é que ‘pedir dinheiro emprestado’ está mais caro e se tornou pouco vantajoso nos dias de hoje.
Isso significa que, negócios que fazem uso constante deste recurso para investir em crescimento e melhorias podem sofrer consequências devastadoras caso não tenham planejado outras formas de viabilizar projetos. E não apenas isso. O empréstimo também pode ser uma opção para os gestores que desejam lidar com a alta das despesas.
Gestão financeira nunca foi tão importante
Diante do cenário apontado acima, é mais do que clara a importância de aderir a boas práticas de gestão financeira. Afinal, para obter o equilíbrio entre receitas e despesas e, mais do que isso, avaliar a necessidade de obter novas fontes de investimentos, é necessário, primeiramente, olhar para dentro de casa.
Além disso, há um questionamento que todo negócio precisa fazer, independentemente de seu porte e situação financeira: como reduzir os efeitos da inflação alta e mitigar riscos?
Abaixo, elencamos 3 dicas que irão ajudar a obter essa perspectiva:
Reveja as despesas
Pode parecer óbvio, mas revisar as despesas é o primeiro passo para uma companhia que deseja tornar sua gestão financeira mais eficiente. E, para isso, elencar os gastos dos próximos meses é um bom jeito de começar. Isso porque, ao ter a ótica das provisões, é possível estabelecer ações emergenciais.
Essas iniciativas incluem cortar gastos desnecessários, priorizar pagamentos que irão causar mais impacto no negócio, negociação de pagamento, entre outras atuações específicas.
Leia também: Como anda a gestão financeira da sua empresa?
Estude outros meios de captação de recursos
Sabemos que empréstimos e financiamentos são meios rápidos e, em alguns casos, eficientes para tirar projetos do papel. Ainda mais se levarmos em consideração que, para um negócio que viu sua receita ser prejudicada pela crise, essa é uma ótima alternativa para manter um fluxo de melhorias.
Contudo, antes de mais nada, é importante entender a real necessidade de adquirir uma nova dívida e, principalmente, estudar outros recursos existentes para obter investimentos. Por vezes, recorrer a antecipação de recebíveis ou securitização, por exemplo, podem dar o empurrãozinho que o negócio precisa.
Controle de Caixa
Em qualquer adversidade, tenha em mente uma coisa: não há eficiência financeira sem um controle minucioso do fluxo de caixa. Afinal, para trabalhar estratégias financeiras mais complexas, uma empresa precisa, primeiramente, conhecer os seus custos e despesas.
Por meio do acompanhamento preciso, é possível identificar gastos excessivos e eliminá-los. Além de acompanhar de perto – e constantemente – os custos e despesas do seu produto/serviço. Juntas, essas informações auxiliam o líder a estabelecer o preço mais adequado – alicerçado na realidade do seu mercado e negócio.
Sobre a Nordex Consultoria Empresarial
A Nordex é uma consultoria empresarial que atua desde a fase do planejamento, assim como o diagnóstico, desenvolvimento e implementação do plano de ações da reestruturação necessária, até o desenvolvimento Estratégico de Pessoas. Nossa metodologia própria possibilita um olhar sistêmico da operação e, principalmente, a operação focada na melhora da performance da companhia e seu crescimento sustentável.
Entre em contato conosco e agende uma conversa com nossos especialistas!