Conheça as metodologias de Gestão Empresarial
Artigos

Conheça as metodologias de Gestão Empresarial

29 de abril de 2022
Metodologias de Gestão Empresarial

Apesar do que muitos pensam, o bom trabalho de Gestão Empresarial pode alavancar de forma definitiva um negócio – ao passo em que, a falta dela, reduz sua relevância consideravelmente. Isso porque dificilmente uma empresa que cresce de forma desordenada e sem planejamento consegue se manter competitiva por muito tempo.

Mas isso não é exatamente o que chamamos de tarefa fácil, não é mesmo? Afinal, além do desafio de engajar toda a equipe em um processo sistemático, é preciso, conhecer e estabelecer, dentre todas as metodologias de gestão existentes, aquela que vai, efetivamente, fazer o seu negócio decolar. 

Há muitas variáveis a considerar para escolher o método mais adequado. Por isso, hoje vamos apresentar alguns dos principais conceitos aplicados. Desta forma, você poderá identificar aquele que mais combina com a cultura e atributos da sua companhia. Tenha em mente que, apesar de diferentes, todas têm um objetivo comum: tornar a gestão mais eficiente e trazer resultados.

Leia também: Turnaround X Recuperação Judicial – entenda a diferença!

Ciclo PDCA

Também chamado de ciclo de Deming, trata-se de uma metodologia de solução de problemas orientada por quatro passos. São eles: Plan (ou Planejar), Do (ou Fazer), Check (ou Checar) e Act (ou Agir). Primordialmente, uma empresa recorre a este conceito quando, não apenas deseja tratar uma questão específica, mas quer estabelecer um ciclo de melhoria contínua. De tal forma, isso torna o PDCA uma das metodologias mais utilizadas, atualmente.

Ciclo PDCA
Ciclo PDCA

Para colocar este conceito em prática, no entanto, é preciso compreender que as quatro etapas devem ser realizadas dentro de um período de tempo limitado. Só assim é possível testar práticas novas de forma rápida e, com a mesma agilidade, identificar falhas no processo, sugerir melhorias e aplicá-las.

A essa altura, você já deve ter percebido que cada ciclo vai gerar resultados diferentes para a companhia. Logo, quanto mais vezes aplicá-lo, mais informações você terá para evoluir o seu negócio.

Leia também: Quando é preciso inovar?

5 forças de Porter

Trata-se de uma análise competitiva bastante completa, uma vez que ela contribui, não apenas para o levantamento de oportunidades, como para a identificação de ameaças externas. Isso porque este conceito examina cinco forças que dinamizam o setor de um negócio. Essas forças são:

  • Rivalidade entre concorrentes
  • Poder de barganha dos fornecedores;
  • Poder de barganha dos compradores;
  • Ameaça de novos entrantes;
  • Ameaça de produtos ou serviços substitutos.

Além de, muitas vezes, ser aplicada em conjunto com a famosa análise de SWOT, esta metodologia é importante pois oferece uma análise competitiva mais profunda do que geralmente é aplicado dentro das organizações. O motivo disso é simples. Sua visualização vai além do concorrente direto – aquela empresa que vende o mesmo produto que você.

Imagine a seguinte situação: chega ao mercado um produto totalmente diferente, mas totalmente capaz de substituir o interesse do consumidor pelo seu. Tal acontecimento é capaz de aumentar o poder de barganha do cliente perante a comercialização do seu produto ou serviço.

Por meio desta metodologia, você é capaz de identificar tais movimentos e, principalmente, tomar decisões que deixe o seu negócio preparado para isso.

Como aplicar essas metodologias de Gestão Empresarial?

Apesar de essencial para o crescimento, aplicar um desses métodos dentro de um negócio pode ser bastante complexo se não for feito com planejamento e disciplina. Nesses momentos, a consultoria empresarial possui o conhecimento específico necessário para este trabalho.

Isso porque, antes de iniciar qualquer mudança, ela entenderá a cultura da companhia e irá selecionar, dentre as opções disponíveis, a metodologia de gestão que promoverá resultados efetivos. Cumprida esta etapa, a consultoria ficara responsável por traçar – e colocar em prática – um planejamento estratégico com as ações de melhoria contínua.

Sobre a Nordex Consultoria Empresarial

A Nordex é uma consultoria empresarial que atua desde a fase do planejamento, assim como o diagnóstico, desenvolvimento e implementação do plano de ações da reestruturação necessária, até o desenvolvimento Estratégico de Pessoas. Nossa metodologia própria possibilita um olhar sistêmico da operação e, principalmente, a operação focada na melhora da performance da companhia e seu crescimento sustentável.

Entre em contato conosco e agende uma conversa com nossos especialistas!

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Artigos Relacionados

Turnaround X Recuperação Judicial

Turnaround X Recuperação Judicial: entenda a diferença!

Diferente do que muitos pensam, existem diversos recursos disponíveis - que vão muito além da Recuperação Judicial - para a empresa que deseja recuperar a sua performance e relevância no mercado. O Turnaround é um desses métodos.
Quando é preciso inovar?

Quando é preciso inovar?

Diante de um mercado volátil, inovar é indispensável. E não estamos falando de invenções mirabolantes que despendem tempo e investimentos incalculáveis para quem a faz. A inovação pode acontecer com uma simples mudança em um processo, modelo de negócios ou serviço/produto.
O que é Securitização?

O que é Securitização?

Para uma empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte, há diversas formas de captar recursos, seja por meio de empréstimos, abertura de capital, debêntures, entre outras opções. E a securitização de crédito? Você já ouviu falar deste método?
ESG

Como implementar o ESG nas empresas?

A sustentabilidade deixou o status de tendência e passou a ser inevitável para todos as companhias que desejam fazer a diferença, engajar o público e, consequentemente, melhorar seus resultados. Por meio do conceito de ESG, cada vez mais negócios avançam em direção aos pilares do chamado capitalismo consciente.
Gestão empresarial para médias empresas

O que é Gestão Empresarial? Qual o benefício para médias empresas

A verdade que ninguém te fala é a seguinte: todo negócio que deseja obter sucesso a longo prazo precisa de Gestão Empresarial. Por meio do estabelecimento de processos e sistematização do trabalho, é possível coordenar toda a operação de forma mais assertiva e, principalmente, potencializar os resultados.
Saiba como fazer seu negócio crescer em 2022

Saiba como fazer seu negócio crescer em 2022

Ainda estamos diante de um cenário desafiador, isso é fato. Contudo, a expectativa de que 2022 será melhor do que os anos anteriores está cada dia mais sólida. Por isso, se você quer fazer o seu negócio crescer em 2022, será preciso observar este contexto e aproveitar as chances que aparecerem.
Há muitas variáveis a considerar para escolher o método de Gestão Empresarial mais adequado para o seu negócio. Vamos conhecer esses métodos?