Quando e preciso inovar? Entenda!
Artigos

Quando é preciso inovar?

30 de março de 2022
Quando é preciso inovar?

Diante de um mercado volátil, inovar é indispensável. E não estamos falando de invenções mirabolantes que despendem tempo e investimentos incalculáveis para quem a faz. A inovação pode acontecer com uma simples mudança em um processo, modelo de negócios ou serviço/produto.

É importante entender, no entanto, que inovar não é uma questão apenas de manter-se atualizado. É sobre gerar valor para o seu cliente, obter vantagem competitiva e, até, sobreviver frente aos desafios, instabilidades e mudanças que o cenário macroeconômico apresenta.

Leia também: O que é Securitização?

Vamos conhecer um pouco mais sobre o conceito de inovação?

Afinal, o que é Inovação?

Em um passado – não tão distante assim – a inovação era muito associada a algo exclusivo de grandes empresas e, até mesmo, a superioridade tecnológica. Afinal, quem nunca achou que, para inovar, é necessário criar uma tecnologia nunca antes vista? Mas, com o passar dos anos e com a evolução do mercado, essa ideia ficou defasada.

Em sua essência, inovar é a iniciativa de criar algo novo ou aprimorar processos, ou produtos, já existentes. Para isso, não obrigatoriamente é preciso produzir uma nova tecnologia. Contudo, um negócio pode adquiri-la como forma de atender a estratégia do negócio e, acima de tudo, uma demanda latente do mercado.

Leia também: Como implementar o ESG nas empresas?

Para entender esta definição, olhe para o Nubank, um dos maiores exemplos da atualidade. Considerada a 3ª empresa mais inovadora da América Latina pelo ranking da revista Fast Company, em 2019, ela ganhou o coração dos brasileiros ao solucionar o problema das altas taxas de cartão de crédito. Além de não possuir taxas e anuidades, a startup oferece autonomia para o usuário, que pode escolher o próprio limite de crédito.

Para o Nubank obter escalabilidade foi preciso apenas mudar um modelo tradicional de prestação de serviço. Por isso, tenha em mente que qualquer transformação é fruto do propósito, aliado à procura.

Quando é hora de dar o primeiro passo?

Uma coisa é fato: mais do que uma questão de modernização, a inovação é essencial para manter a empresa competitiva no mercado. Apesar disso,a mudança não começa do dia para a noite, muito menos de forma corriqueira. Uma grande transformação demanda tempo de líderes, colaboradores e, até mesmo, investimentos. Por isso, é fundamental compreender os sinais que mostram quando a companhia precisa ressignificar os seus produtos/serviços ou processos.

Veja cada um dos fatores elencados abaixo:

  • Dificuldade para retenção de talentos;
  • Alta taxa de cancelamento;
  • Crescimento acelerado dos concorrentes diretos;
  • Mudança no comportamento do seu público;
  • Pressão, por parte do cliente, por mudanças;
  • Estagnação do crescimento;

Agora, responda: quais destes sinais são visíveis na sua empresa? Se você marcou ‘sim’ para alguns dos itens acima, inovar é uma necessidade emergencial para o seu negócio. Afinal, isso não é só prejudicial para a aquisição e retenção de clientes, como para a motivação dos colaboradores, por exemplo.

Agora, dar continuidade a este processo, se atrelada a propósito e estratégia, pode trazer grandes benefícios para a companhia – mas isso é tema para o próximo artigo!

Sobre a Nordex 

A Nordex é uma consultoria empresarial que atua desde a fase do planejamento, assim como o diagnóstico, desenvolvimento e implementação do plano de ações da reestruturação necessária, até o desenvolvimento Estratégico de Pessoas. Nossa metodologia própria possibilita um olhar sistêmico da operação e, principalmente, a operação focada na melhora da performance da companhia e seu crescimento sustentável.

Entre em contato conosco e agende uma conversa com nossos especialistas!

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Artigos Relacionados

Metodologias de Gestão Empresarial

Conheça as metodologias de Gestão Empresarial

Apesar do que muitos pensam, o bom trabalho de Gestão Empresarial pode alavancar de forma definitiva um negócio - ao passo em que, a falta dela, reduz sua relevância consideravelmente. Isso porque dificilmente uma empresa que cresce de forma desordenada e sem planejamento consegue se manter competitiva por muito tempo.
Turnaround X Recuperação Judicial

Turnaround X Recuperação Judicial: entenda a diferença!

Diferente do que muitos pensam, existem diversos recursos disponíveis - que vão muito além da Recuperação Judicial - para a empresa que deseja recuperar a sua performance e relevância no mercado. O Turnaround é um desses métodos.
O que é Securitização?

O que é Securitização?

Para uma empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte, há diversas formas de captar recursos, seja por meio de empréstimos, abertura de capital, debêntures, entre outras opções. E a securitização de crédito? Você já ouviu falar deste método?
ESG

Como implementar o ESG nas empresas?

A sustentabilidade deixou o status de tendência e passou a ser inevitável para todos as companhias que desejam fazer a diferença, engajar o público e, consequentemente, melhorar seus resultados. Por meio do conceito de ESG, cada vez mais negócios avançam em direção aos pilares do chamado capitalismo consciente.
Gestão empresarial para médias empresas

O que é Gestão Empresarial? Qual o benefício para médias empresas

A verdade que ninguém te fala é a seguinte: todo negócio que deseja obter sucesso a longo prazo precisa de Gestão Empresarial. Por meio do estabelecimento de processos e sistematização do trabalho, é possível coordenar toda a operação de forma mais assertiva e, principalmente, potencializar os resultados.
Saiba como fazer seu negócio crescer em 2022

Saiba como fazer seu negócio crescer em 2022

Ainda estamos diante de um cenário desafiador, isso é fato. Contudo, a expectativa de que 2022 será melhor do que os anos anteriores está cada dia mais sólida. Por isso, se você quer fazer o seu negócio crescer em 2022, será preciso observar este contexto e aproveitar as chances que aparecerem.
A inovação pode acontecer com uma simples mudança em algum processo, modelo de negócios ou serviço/produto.