Como implementar o ESG nas empresas?
Artigos

Como implementar o ESG nas empresas?

11 de março de 2022
ESG

A sustentabilidade deixou o status de tendência e passou a ser inevitável para todos as companhias que desejam fazer a diferença, engajar o público e, consequentemente, melhorar seus resultados. Por meio do conceito de ESG – sigla em inglês para meio ambiente, social e governança – cada vez mais negócios avançam em direção aos pilares do chamado capitalismo consciente.

E, acredite, isso não é coisa apenas de grandes companhias. Atualmente, empresas de todos os portes passaram a englobar em seu planejamento estratégico práticas ambientais, sociais e de governança. 

Leia também: O que é Gestão Empresarial? Quais os benefícios para PMEs?

A definição de ESG não é nova, tampouco simples. Por isso, mais do que decorar ‘o que é’, precisamos entender os motivos pelos quais esta ideia ganhou força nos dias de hoje. 

O que é ESG?

Pense nas grandes companhias de hoje. Tente imaginar o poder aquisitivo de cada uma, bem como seu tamanho e, principalmente, os impactos que geram na sociedade – sejam eles positivos ou negativos. Pensando neste cenário, foi criado um movimento que incentiva as organizações a reduzirem seus impactos ambientais, sociais e de governança.

Diferente do que muitos acreditam, no entanto, as práticas de ESG devem ser abordadas particularmente no planejamento estratégico do negócio e, sobretudo, devem ser metrificadas e monitoradas. Isso quer dizer que, como qualquer outra ação rotineira, ela deve conter um indicador específico que mede sua realização e os resultados gerados.

Leia também: Saiba como fazer seu negócio crescer em 2022!

Por que este conceito é importante para sua companhia?

Primordialmente, essas práticas geram valor para a organização. Isso porque, além de fazer o certo, os adeptos ao ESG possuem processos mais eficientes e sustentáveis – com uma utilização otimizada dos recursos e capital humano. Tais ações, não só atraem novos clientes, como tornam seu ambiente muito mais atrativo para novos talentos.

Uma empresa que conduz toda a sua operação desta forma gera um diferencial competitivo frente a outras companhias do mesmo setor, tem mais chances de aumentar sua lucratividade no longo prazo e, consequentemente, torna-se extremamente confiável para investidores, algo determinante para o seu crescimento.

Afinal, como implementar o ESG dentro da sua empresa?

Para entender como é possível integrar o conceito de ESG no dia a dia operacional da companhia, elencamos as ações de acordo com o seu pilar de atuação:

  • Environmental (Meio ambiente): ações que visam a preservação do meio ambiente e dos recursos naturais, tais como redução da emissão de gases poluentes, logística reversa, reutilização de materiais, reformulação do descarte de resíduos sólidos etc.
  • Social (Social): Diz respeito ao comprometimento da companhia com iniciativas que visam solucionar problemas de uma comunidade ou sociedade. Para isso, deve-se considerar pautas como direitos humanos, compromisso com as leis trabalhistas, investimento social, diversidade de gênero, raça, etnia entre outros.
  • Governance (Governança): Esta frente está ligada a debates sobre o engajamento da companhia com a sua política de boas práticas. Fundamentalmente, isso envolve práticas anticorrupção, organização de conselhos, criação de canais de denúncia etc.

Sobre a Nordex 

A Nordex é uma consultoria empresarial que atua desde a fase do planejamento, assim como o diagnóstico, desenvolvimento e implementação do plano de ações da reestruturação necessária, até o desenvolvimento Estratégico de Pessoas. Nossa metodologia própria possibilita um olhar sistêmico da operação e, principalmente, a operação focada na melhora da performance da companhia e seu crescimento sustentável.

Entre em contato conosco e agende uma conversa com nossos especialistas!

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Artigos Relacionados

Metodologias de Gestão Empresarial

Conheça as metodologias de Gestão Empresarial

Apesar do que muitos pensam, o bom trabalho de Gestão Empresarial pode alavancar de forma definitiva um negócio - ao passo em que, a falta dela, reduz sua relevância consideravelmente. Isso porque dificilmente uma empresa que cresce de forma desordenada e sem planejamento consegue se manter competitiva por muito tempo.
Turnaround X Recuperação Judicial

Turnaround X Recuperação Judicial: entenda a diferença!

Diferente do que muitos pensam, existem diversos recursos disponíveis - que vão muito além da Recuperação Judicial - para a empresa que deseja recuperar a sua performance e relevância no mercado. O Turnaround é um desses métodos.
Quando é preciso inovar?

Quando é preciso inovar?

Diante de um mercado volátil, inovar é indispensável. E não estamos falando de invenções mirabolantes que despendem tempo e investimentos incalculáveis para quem a faz. A inovação pode acontecer com uma simples mudança em um processo, modelo de negócios ou serviço/produto.
O que é Securitização?

O que é Securitização?

Para uma empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte, há diversas formas de captar recursos, seja por meio de empréstimos, abertura de capital, debêntures, entre outras opções. E a securitização de crédito? Você já ouviu falar deste método?
Gestão empresarial para médias empresas

O que é Gestão Empresarial? Qual o benefício para médias empresas

A verdade que ninguém te fala é a seguinte: todo negócio que deseja obter sucesso a longo prazo precisa de Gestão Empresarial. Por meio do estabelecimento de processos e sistematização do trabalho, é possível coordenar toda a operação de forma mais assertiva e, principalmente, potencializar os resultados.
Saiba como fazer seu negócio crescer em 2022

Saiba como fazer seu negócio crescer em 2022

Ainda estamos diante de um cenário desafiador, isso é fato. Contudo, a expectativa de que 2022 será melhor do que os anos anteriores está cada dia mais sólida. Por isso, se você quer fazer o seu negócio crescer em 2022, será preciso observar este contexto e aproveitar as chances que aparecerem.
Por meio do conceito de ESG, cada vez mais negócios avançam em direção aos pilares do chamado capitalismo consciente e sustentável.