Artigos

Gestão de pessoas em tempos de crise

25 de junho de 2021

Quem nunca ouviu a frase ‘’o capital humano é o bem mais precioso de uma empresa’’. A princípio, quando escutamos achamos um exagero. Mas avalie novamente a sentença. Agora, reflita: uma companhia como a Apple, ou Amazon, teriam crescido sem o auxílio de uma equipe capacitada e engajada? Dificilmente, afinal a capacidade de um profissional que atua sozinho é limitada. E os grandes líderes sabem disso.

Neste aspecto, a gestão de pessoas se mostra como uma atividade absolutamente estratégica e essencial para a evolução de um negócio. Isso porque uma equipe em sinergia tem o poder de impulsioná-lo amplamente, ao passo em que, na situação inversa, ela pode afundá-lo de vez. 

Leia também: O turnaround exige mudança de mindset!

Agora amplie este conceito para um cenário de recessão econômica – ou até mesmo uma gestão de crise interna. Em ambas as situações, a dificuldade não apenas compromete a operação, como ainda pode afetar a moral do time – uma vez que gera incertezas e instabilidades. Em momentos como este, olhar atentamente para o desenvolvimento dos colaboradores é tão fundamental quanto cuidar da saúde financeira da empresa. E acredite, este cuidado irá determinar a eficiência com a qual você será capaz de superar uma crise. 

E vamos contar por quê!

O desafio da gestão de pessoas em tempos de crise

Identificar uma nova solução que mudou o comportamento de um determinado nicho, ou um acontecimento impactante, são situações que podem gerar uma crise financeira dentro de uma companhia. Nestes casos, as incertezas impactam toda a cultura organizacional. É inevitável. Além disso, há outros sinais que poderá sentir da equipe:

  • Medo do desemprego
  • Perda de produtividade e de resultados
  • Ociosidade
  • Falta de orientação

Tenha em mente uma coisa: esta é a hora que o negócio mais precisará de performance – a fim de gerar resultados e driblar a situação. Um bom ponto de partida é, assim que identificar a crise, dar início a um plano de gestão de pessoas focado em despertar o potencial humano. 

Leia também: Quando uma empresa precisa de turnaround?

Planejamento é sinônimo de organização. Logo, quando já existe uma perspectiva do papel de cada setor em meio a esta nova estratégia, sentar-se com as lideranças e esboçar as iniciativas que serão colocadas em prática futuramente, é um ótimo jeito de integrar a equipe e conquistar sua confiança.

Encorajar boas práticas é a chave!

Uma das iniciativas mais comuns da empresa que está vulnerável é reduzir a equipe. Tal medida só é efetiva quando há uma análise de desempenho dos colaboradores e a identificação daqueles que menos entregaram resultados. Dispensar profissionais sem critério ou avaliações prévias é, praticamente, como assinar um atestado de óbito para o seu negócio.

Se antes você não trabalhava com metas, nesta fase elas irão pautar cada desenvolvimento e entrega das áreas do negócio. Por isso, você precisa compreender quem são aqueles que estão de acordo com a cultura organizacional da sua empresa, que entendem o que a empresa faz e, principalmente, sabem o papel fundamental que possui dentro do ecossistema. Ao fazer isso, não apenas se cercará de bons profissionais, como irá engajá-los no projeto de reestruturação.

Compartilhe conosco: você já passou por alguma situação de crise? Como você e sua equipe de RH agiram para engajar a equipe e a motivar a performance e produtividade de cada um?

A Nordex Consultoria possui uma equipe multidisciplinar que presta um atendimento 360º para o turnaround. Agindo desde a fase do planejamento até o desenvolvimento Estratégico de Pessoas. Entre em contato conosco e agende uma conversa!

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Artigos Relacionados

fusões e aquisições

O que são Fusões e Aquisições?

Se você é apaixonado por notícias sobre mercado e negócios, a essa altura já deve ter notado o aumento no conteúdo publicado sobre fusões e aquisições. E há uma razão para tal movimento. Também chamadas de M&A - do inglês Mergers & Acquisitions - trata-se do método que visa consolidar uma empresa por meio de diferentes transações financeiras, sejam elas de compra, venda ou integração.
valuation

Valuation: você sabe o valor da sua empresa?

Quando falamos do crescimento sustentável de um negócio, muitas vezes, a captação de investimentos pode ser uma das estratégias adotadas. Agora, para dar este passo, o valuation é indispensável.
Análise de performance: como saber se meu negócio bate metas

Análise de performance: como saber se meu negócio bate metas

Está enganado aquele que pensa que estabelecer e bater metas é exclusividade da equipe de vendas. Já vemos empresas que estendem essa realidade para outros setores como método para engajar todo o time no objetivo principal do negócio.
Dicas para fazer o seu negócio crescer durante a crise

Dicas para fazer o seu negócio crescer durante a crise

Nos encaminhamos cada dia mais para uma rotina próxima da ‘normalidade’. Já podemos presenciar a tão aguardada retomada da economia. Contudo, este cenário de recuperação não é sinônimo de encerramento da crise econômica.
Meta X Indicadores: Entenda cada um deles

Meta X Indicadores: Entenda cada um deles

Qualquer empresa que deseja crescer deve contar com a Gestão Empresarial. A questão é que para que a administração de fato gere resultados é preciso uma abordagem sistêmica de processos. Isso significa que será preciso estabelecer objetivos e, principalmente, metas tangíveis para a operação.
O turnaround exige mudança de mindset

O turnaround exige mudança de mindset

Não foi a quarentena, impulsionada pela pandemia do novo coronavírus, que motivou as empresas a se adaptarem às mudanças de comportamento. Na realidade, já vínhamos ajustando as operações de acordo com o desenvolvimento tecnológico que presenciamos nos últimos anos. O distanciamento social apenas acelerou algumas transformações que só veríamos daqui a alguns anos.